Padre Reginaldo Veloso (1937-2022)

Reginaldo Veloso

De acordo com o portal G1, o padre Reginaldo Veloso morreu aos 84 anos, no Recife. A morte aconteceu na noite da 19.05.2022, por volta das 23h.

O ex-pároco do Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana, estava em tratamento contra um câncer.

O velório acontece na Escola Estadual Padre João Barbosa, que fica na Praça do Morro da Conceição.

Update 13h35 – Recado da família:

Amigas e amigos,

O velório do nosso amado Reginaldo Veloso será na Escola Estadual Padre João Barbosa, Morro da Conceição (por trás da imagem de Nossa senhora da Conceição) A partir das 15:00hs, hoje dia 20/05/2022.

A celebração será no mesmo local do velório, no morro, às 08:00hs, da manhã, no dia 21/05/2022.

O sepultamento será sábado 21/05/2022, no Cemitério de Santo Amaro. Bairro Santo Amaro. Recife. Às 11:00hrs da manhã.

Com amor Edileuza e João.

Antes, em mensagem compartilhada nas redes, a esposa e filho do padre lamentaram a morte de Reginaldo:

Amigas e amigos, o nosso guerreiro descansou, lutou toda sua vida, pelo que acreditava, em 19/05, às 23:00, Reginaldo Veloso encerrou sua participação especialíssima no palco da vida ” aqui e agora”, para continuar sua contribuição junto a papai do céu, como ele constumava dizer, pode ir em paz, meu amado gigante, nós te amaremos para sempre, e estarás presente em nossas vida, com tua força, tua alegria de viver, com teu amor pelos empobrecidos da terra, com tuas músicas, teus pensamentos e tuas ações. Até logo nosso grande amor. Com amor, Edileuza e João.

Leia mais na matéria da Folha de Pernambuco, clicando aqui.

O padre foi tema de um documentário em 2020 dirigido por Daniela Kyrillos. Você pode assisti-lo na íntegra no Youtube:

Ainda na matéria do G1 (leia a matéria completa clicando aqui):

José Reginaldo Veloso de Araújo nasceu no município de São José da Lage, em Alagoas, no dia 3 de agosto de 1937. No ano de 1951, ele foi para o Seminário do Recife, onde fez o curso ginasial e estudou filosofia. Ele deixou a esposa Edileuza Osório Pereira Veloso, com quem era casado desde 1994, e o único filho do casal, João José.

Por meio de nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), expressou “profundo pesar” pela morte do padre Reginaldo e afirmou se “solidarizar com seus familiares, amigos e seguidores neste momento de dor e tristeza”, além de desejar que “ele esteja em paz”.

No texto, o governador se referiu ao padre como “um humanista que dedicou sua vida às causas sociais e ao trabalho pelos mais necessitados” e falou sobre a trajetória do religioso.

“Nas décadas de 70 e 80, à frente da emblemática paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, este alagoano de alma e cidadania pernambucana, adepto da Teologia da Libertação, deixou uma marca na luta contra a repressão e em favor de uma igreja democrática e do empoderamento popular, construindo uma bonita trajetória, recentemente retratada nas telas”, disse Paulo Câmara.

O monsenhor Luciano Brito, que é vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e responde pela instituição durante uma viagem de Dom Fernando para a Itália, também se pronunciou sobre a morte do padre Reginaldo através de uma nota de pesar.

“A Arquidiocese de Olinda e Recife vem expressar as mais sinceras condolências por sua morte à sua família e amigos”, declarou Luciano, no texto. Ele também falou sobre as contribuições do padre Reginaldo para a Igreja Católica.

“Reginaldo Veloso foi presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife, onde exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Muito contribuiu para o Setor de Música Litúrgica da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] com suas composições, muitas das quais cantadas nas celebrações litúrgicas em todo o Brasil”, disse o monsenhor.

O Movimento de Trabalhadores Cristãos – NE II também divulgou uma nota de pesar.

“Externamos a dor desta breve separação e nos solidarizamos com sua esposa Edileusa, com seu filho João José e com toda a família, amigos e amigas de Reginaldo neste momento. Pedimos a consolação nos braços amorosos do paizinho, na certeza do acolhimento de nosso irmão em sua luz e junto a todos os mártires de nossa gente”, afirmou.

~ por Tommy Beresford em maio, 20 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: