[Resenhas] Samba

filme1780_cp

Completamente inadequado o cartaz brasileiro para o filme “Samba”: desde quando a personagem de Izïa Higelin é protagonista? O que ela faz então no cartaz, quando poderiam até estar Isaka Sawadogo ou Youngar Fall? Jamais Izïa… Mas esta é talvez o único ponto fraco que encontrei neste ótimo filme de  Eric Toledano e Olivier Nakache (do sensacional “Intocáveis“, de 2011), baseado no livro “Samba Pour La France”, de Delphine Coulin.

O ótimo plano-sequência inicial já indica que o mote do filme é a questão da imigração na França e seu agravamento conforme a crise europeia se mostra mais cruel. Inevitável a comparação com o cansativo “Dois Dias, Uma Noite”, o rame-rame que fez Marion Cottilard concorrer a alguns prêmios meses atrás. Mas “Samba” é leve e bom de assistir graças às atuações precisas da dupla de protagonistas, a desanimadíssima Alice (em interpretação milimétrica de Charlotte Gainsbourg) e o imigrante Samba, um Omar Sy mais contido do que em “Intocáveis” (que lhe deu o César e mais quatro prêmios entre 2011 e 2012) mas igualmente arrebatador. Mas é preciso citar Tahar Rahim (premiado por “O Profeta”), impecável: seu “brasileiro” Wilson rouba várias cenas. Para não dizerem que falei mal de Izïa, ela concorreu ao César por seu papel em “Samba” como Manu: ok, deixem a moça no cartaz…

O filme é ótimo e a trilha é deliciosa. Duas canções brasileiras das mais arrebatadoras, uma de Gil e outra de Benjor, pontuam ótimas cenas. Mas é “To Know You Is To Love You”, na interpretação incrível de Syreeta & Stevie Wonder dos anos 70, presente dentro do filme e nos créditos, que nos enlaça e embala completamente. Não espere um novo “Intocáveis” que, no melhor exemplo de boca-a-boca positivo do cinema no Brasil nos últimos anos, chegou a cerca de 1 milhão e 100 mil espectadores no país em 19 semanas de exibição, incrível para um filme francês em terras brazucas. “Samba” não chegará a tanto, mas é uma boa pedida.

Tommy Beresford

501_1418-samba2

~ por Tommy Beresford em julho, 19 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: