[Resenhas] Austrália

australia_cartazHouve quem dissesse, na época da estreia de “Australia”, que o diretor Baz Luhrmann teria criado um dos melhores filmes australianos da história, e que Nicole Kidman teria interpretado neste filme seu melhor papel. Nos dois casos, não acho que chegue a tanto, mas é um ótimo filme.

Sobre a história cinematográfica australiana pouco posso dizer, embora “Vem Dançar Comigo” e “Moulin Rouge”, do mesmo Baz Luhrmann, estejam em minha (longa) lista de filmes favoritos. De fato, o novo filme de Baz Luhrmann é muito bom. Numa produção caprichada, fotografia de primeira e ótimas interpretações, o filme emociona e tem tudo para agradar tanto os espectadores que gostam de filmes de ação ou guerra, quanto os que vão aos cinemas em busca de uma bela história de amor.

Nicole Kidman de fato está excelente, mas dizer que este é seu melhor papel está longe da verdade. Mesmo em “Moulin Rouge”, do mesmo diretor, mas principalmente em “As Horas” e “Os Outros”, entre outros que neste momento não vou lembrar, Nicole tem desempenhos soberbos em papéis de igual ou maior dificuldade. Hugh Jackman não teve qualquer dificuldade com seu papel que explora bastante seu porte físico mas exige pouco de seu grande talento: ainda assim, em bons momentos, Jackman emociona. Mas o filme é mesmo do pequeno Brandon Walters. Rouba todas as cenas com uma interpretação sincera e emocionante.

Guardadas as devidas proporções, o filme lembra “… E o Vento Levou”, além de homenagear “O Mágico de Oz”, sendo ambos filmes do chamado Ano de Ouro do cinema americano, 1939. Como o primeiro, parece dois filmes em um, e às vezes cansa o espectador pelo tamanho excessivo, mas tem a grandiosidade de um grande épico. Como o segundo, traz lirismo e magia, tão necessárias aos filmes quanto à vida de quem os assiste. Um ótimo filme, que se você não viu deve pegar em DVD.

Em tempo: algumas curiosidades sobre o filme. Russell Crowe foi cotado para ser protagonista de Austrália, mas não aceitou a oferta dos produtores, que ofereceram alguns milhões a menos em troca de participação na bilheteria. E Heath Ledger também foi convidado para integrar o elenco, recusando o papel para atuar em… “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, que lhe deu um Oscar póstumo. Australia (que concorreu ao Oscar 2008/2009 de Melhor Figurino) faturou, até a publicação deste post, cerca de US$ 206 milhões, tendo custado cerca de US$ 120 milhões.

Em tempo 2: caso você tenha chegado aqui procurando alguma resenha crítica do filme para um trabalho escolar, lembre-se que o nome do autor e, em especial, o estilo de quem escreve fazem a grande diferença (e não enganam o professor, ainda que você mude uma parte ou outra do texto).

Tommy Beresford

australia_cena

~ por Tommy Beresford em março, 17 2009.

8 Respostas to “[Resenhas] Austrália”

  1. Achei o filme muito chato. Poderia ser melhor se tivesse enveredado pela comedia de costumes (uma lady perdida na poeira australiana), mas não disse para o que veio. Ficou entre o dramalhão épico e o pseudo filme de guerra (????). Um grande desperdiço de talentos.

  2. Gostei, mas não tem nada de mais. Cinema do bom, para um dia sem nada a fazer.

  3. Fazia tempo que não via uma história tão completa.
    Estou usando em um projeto de história que abrange conteúdos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além de valores, meio ambiente, política e religiosidade.
    Nota 10 mesmo! Conquistou todos que assistiram.

    • Sta Jaque; os filmes, as guerras, cada momentos do povo, de um pais, comunidade, mulplicas crenças, etc, faz parte do aluno participar e tirar um conclusão, uma resenha, uma parte da História absolver, contudo, dar/requer o aluno que fique pensante. Ai abre um leque em todas as matérias. Achei ótimo….

  4. Eu gostei do filme, vale a pena assistir. Ele reeúne comédia, romance, drama e aventura, com uma pitada de magia sem perder o foco. De um lado a beleza da Australia, de outro a dor que uma guerra proporciona. O que mais me chamou a atenção foi a transformação da personagem de Nicole Kidman, que passa de uma lady cheia de frescuras para se tranformar em uma grande mulher que luta por seus ideais. Como sempre a atriz interpreta perfeitamente o seu trabalho. AS cenas com a criança também foram marcantes. E quando você pensa que o filme vai acabar ele te surpreende com um fato inesperado deixando sempre uma curiosidade do que vai acontecer, é um filme capaz de encantar todos os tipos de público, até mesmo crianças.

  5. […] TABLITO  Renan Barbosa O EMBASBACADO  Romeika Cortez A ROOM OF ONE’S OWN  Tommy Beresford CINEMA É MAGIA Vinicius Silva SOB A MINHA LENTE  Wally Soares CINE VITA  Wanderley Teixeira RAINING FROGS  […]

  6. esse filme e mais top!!

  7. Eu amei o filme, só!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: