[Resenhas] O Segredo dos Seus Olhos

Quando Central do Brasil e Fernanda Montenegro foram indicados ao Oscar e ao Globo de Ouro anos atrás, muita gente adorou, muita gente torceu, mas houve quem achasse exagero. Afinal, segundo alguns, uma produção sulamericana não teria qualquer chance de ganhar tais premiações importantes. Tanto o filme quanto Fernanda ganharam diversos prêmios internacionais, mas na verdade o que menos importam são os troféus, e sim o espaço que um filme do ainda chamado Terceiro Mundo consegue nos cinemas mundiais e nos corações dos cinéfilos pelo mundo, brasileiros ou não. “Central do Brasil” conseguiu este espaço e ajudou a abrir portas para outros artistas e outros filmes daqui, incluindo “Cidade de Deus”, adorado pelos americanos.

Quando estive em Buenos Aires recentemente, “O Segredo dos Seus Olhos” já havia saído dos cinemas, já estava em DVD (vendidos inclusive nas bancas de jornais) mas ainda era febre na capital portenha. Os camelôs inclusive já exibiam as famosas cópias genéricas. Mas eu ainda não tinha ouvido falar nada a respeito. Dias atrás, finalmente, consegui assistir ao vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, retornando ao mote do parágrafo anterior, vi com grande satisfação um filme que poderia ter concorrido a diversas outras categorias, incluindo aí as de interpretação, maquiagem, roteiro adaptado e direção de arte.

Como bem disse em entrevista coletiva o ator Ricardo Darín, “Todo mundo gosta de ouvir uma boa história”, e na produção de Juan José Campanella (de “O Filho da Noiva”) a história é muitíssimo bem contada através de um roteiro excelente, uma direção segura e, principalmente, interpretações excepcionais. Darín está impecável como Benjamín Esposito, mas deixar de citar a Irene interpretada por Soledad Villamil e o Pablo Sandoval feito por Guillermo Francella seria pecado mortal. Destaque também para Pablo Rago como Ricardo Morales. Todos impecáveis.

Um filme mais que tenso: intenso. Não deixe de ver: considerando que estamos apenas ainda no primeiro trimestre de 2010, já coloco “O Segredo de Seus Olhos” entre os melhores do ano.

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em março, 29 2010.

5 Respostas to “[Resenhas] O Segredo dos Seus Olhos”

  1. Não vi todos os filmes que foram indicados este ano ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Alem do “Segredo…”, vi a “A teta assustada”. Achei o Segredo dos Seus Olhos bastante original no conteudo e forma. O cinema argentino está de parabens. Um filme para refletir e emocionar.

  2. Boa análise. A interpretação do elenco como um todo está muito boa… sem contar o roteiro muito bem armado na direção de Campanella… Que venha mais boas produções latino-americanas, de modo especial, a brasileira. Abraço!

  3. […] relacionados [Resenha] Tropa de Elite 2 [Resenha] Uma Noite em 67 [Resenha] Preciosa [Resenha] O Segredo dos Seus Olhos [Resenha] […]

  4. Parabéns pelo texto. Faz jus ao filme que o inspirou. Se me permite, deixo aqui o link para minha resenha: http://bauderesenhas.wordpress.com/2012/02/15/o-segredo-dos-seus-olhos/

  5. Um belíssimo filme amigo Tommy! Estava hiper curiosa para vê-lo e demorei todo este tempo, imagine…
    De fato: roteiro da melhor qualidade – o que acho que, normalmente, falta no cinema brasileiro – e ótimas interpretações. E realmente: a maquiagem me chamou a atenção durante todo o filme.
    Segredinho: há tempos um filme não me faz chorar… 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: