[Resenhas] O Discurso do Rei

Discordo daquelas manchetes anualmente repetidas do tipo “Filme Tal é o favorito ao Oscar” só porque ele tem mais indicações que os demais: quantidade, como sabemos, não é qualidade. Mas também discordo dos que acham que o ótimo “A Rede Social” (leia resenha do Cinema é Magia clicando aqui) é uma produção boa o suficiente para ser perpetuado levando a estatueta de Melhor Filme. Numa safra sem nenhum filme excepcional, melhor deixar o prêmio para “O Discurso do Rei”.

O filme é de Geoffrey Rush, absoluto no papel do responsável por amansar a gagueira do soberano interpretado por Colin Firth. Este, porém, ao contrário daquele, deve levar o Oscar, já que Rush compete com o favoritíssimo Christian Bale (de “O Vencedor”). Colin Firth merece o prêmio por sua impecável composição, mas também pelo conjunto da obra em filmes como o recente “Direito de Amar“).

Outra candidata ao Oscar (como coadjuvante, mas com poucas chances), Helena Bonham Carter é apenas um auxílio luxuoso à boa trama e trilha caprichada mas discreta de Alexandre Desplat, num filme onde valem mais os silêncios (e as palavras gagas que saem deste excelente ator que é Colin Firth) do que qualquer coisa.

É um excelente filme, vale o ingresso, mas creio que não sei se tornar-se-á inesquecível para as gerações posteriores. Como eu disse acima, melhor do que premiar “A Rede Social” (que, lamento aos que fizeram as manchetes recentes, ainda é o favorito) é deixar mesmo o prêmio de Melhor Filme para “O Discurso do Rei”, embora eu preferido seja (por enquanto) sejam três improváveis vencedores: “Minhas Mães e Meu Pai”, “A Origem” ou “Toy Story 3”. Mas preciso ver “Cisne Negro”, “O Vencedor” e “127 Horas” para opinar com mais cuidado.

Ficha do filme no IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt1504320/

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em fevereiro, 07 2011.

4 Respostas to “[Resenhas] O Discurso do Rei”

  1. Um ótimo filme. Se não ganhar qualquer Oscar importante é pura burrice da Academia.

  2. comprei o livro (http://www.viabooks.com.br/book_details.asp?cod_livro=LO6353), mas tenho uma curiosidade… devo ler o livro primeiro ou assistir o filme? todos os filmes que eu assisto que são adaptações de livros eu fico decepcionado, mas tenho impressão de que com esse vai ser diferente, ouvi falar muito bem do filme. alguém já leu o livro e assistiu o filme também? o que acharam?

    abraços,
    rodolfo

    • A melhor dica é: esqueça as expectativas. Considere como duas obras diferentes, ainda que você saiba que uma veio da outra. No cinema,como na vida, esperar decepções é desperdiçar um grande potencial de entretenimento. Não deixe a oportunidade de admirar um grande filme por causa do livro – ou vice-versa. Grande abraço e obrigado pela visita !

      Tommy

  3. Achei o filme meio chato, embora a atuação de Geoffrey Rush seja A GRANDE coisa da película. Uma pena ele não ter levado o Oscar por mais esta atuação maravilhosa – e devia como ator principal… Colin Firth, pra mim, fez um excelente papel e só. E Helena Carter, como sempre, uma grande atriz…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: