[Resenhas] Roda Gigante

Por Marcelo Maldonado (*):

Há tempos estava me devendo um cineminha, daí fui ver o último do Woody Allen, “Roda Gigante”, hoje. Confesso que esperava mais, mas depois me dei conta de que estava à espera de um tipo de filme do Allen e ele me apareceu com outro…

“Roda Gigante” é, dos últimos trabalhos de Allen, o menos “cinematográfico”, se é que se pode dizer desse jeito, e o mais teatral. A começar por Mickey Rubin (obviamente um alter ego do diretor), personagem de Justin Timberlake (escolha equivocada, a meu ver, para o papel), como um jovem estudante de teatro com aspirações a dramaturgo. A todo tempo aparecem referências do mundo do palco, entre elas a de um estudo psicológico intitulado “Hamlet e Édipo”, o que se torna, nas mãos do cineasta, uma piada interna com o fato de Mickey se envolver com uma mulher mais velha, Ginny, personagem da estonteante (e excelente) Kate Winslet.

A luz, no filme, adquire igualmente um caráter teatral. Quente e vibrante, quando as personagens (principalmente Ginny) expõem seus desejos e sonhos, ou fria e espectral, quando as contingências da vida cotidiana recaem sobre as fantasias. A grande força do filme está nos diálogos, nos embates entre Ginny, Caroline (a ótima Juno Temple) e Mickey, no triângulo amoroso que entre eles se estabelece.

Winslet rouba todas as cenas e confere à Ginny uma humanidade que facilmente encontra semelhança em outras grandes personagens femininas das peças de Eugene O’Neill e Tennessee Williams, em especial Mary Tyrone, de “Longa Jornada Noite Adentro”, e Blanche DuBois, de “Um Bonde Chamado Desejo”.

“Roda Gigante” é uma bela homenagem de Allen ao teatro, em roupagem pseudo-technicolor das cores vibrantes de um verão novaiorquino…

(*) Marcelo Maldonado é Mestre em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e autor do romance “Aquele Abraço”, lançado em 2017 pela Editora Multifoco

Leia também:
[Resenhas] Blue Jasmine [19.11.2013]
[Resenhas] Meia Noite em Paris [29.11.2011]
[Cineclube DVD] Semana de 19 a 25.11.2011 – Manhattan [19.11.2011]
[Resenhas] Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos [09.12.2010]
[Resenhas] Tudo Pode Dar Certo [27.05.2010]
[Resenhas] Vicky Cristina Barcelona [19.11.2008]
[Resenhas] O Sonho de Cassandra [07.05.2008]

~ por Tommy Beresford em janeiro, 13 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: