[Resenhas] Coco Antes de Chanel
Antes de qualquer comentário sobre “Coco Antes de Chanel”, é preciso destacar o trabalho de um compositor que vem se firmando como um dos grandes nomes das trilhas sonoras dos filmes americanos neste século 21. Alexander Desplat faz um trabalho primorosamente delicado (ou seria delicadamente primoroso ?), pontuando com perfeição todo o filme da diretora e roteirista Anne Fontaine.
Como o título indica, Audrey Tautou não interpreta a poderosa estilista que construiu um império e revolucionou o pensamento do século XX, mas a moça de família humilde, criada em um orfanato que, adolescente, canta em cabarés à noite para complementar emprego como auxiliar de costura durante o dia. A atriz está primorosa no papel.
Destaque também para Alessandro Nivola, que interpreta Arthur “Boy” Cape, e Benoît Poelvoorde, primoroso como Étienne Balsan, que acolhe a insistente e ainda muito jovem Gabrielle (Coco era seu apelido de infância, que acabou se firmando antes da fama, quando ainda cantava na noite). Não chega a ser um filme inesquecível, mas vale a conferida.
A história de Coco Chanel merecia um filme mais abrangente. Daria uma mine serie, com certeza. Esse, “antes”, não acrescenta muita coisa. A atriz Audrey Tautou se esforça para dar vida a um mito da alta costura que revolucionou a moda no inicio do sec passado.
A fotografia é muito bem feita e Audrey Tautou uma excelente atriz. Mas o filme é tedioso.