[Resenhas] Nem Parece Minha Irmã!

“Nem Parece Minha Irmã!” (“Les soeurs fâchées”, no original) parece comédia, mas não é. O segundo filme de Alexandra Leclère (também roteirista) é de 2004, mas abro aqui uma exceção aos filmes mais recentes para falar sobre este belo relato da visita de três dias de uma mulher do interior a sua irmã em Paris.

Já nos primeiros minutos, a jovem diretora apresenta com clareza o excelente filme que traz duas atrizes estupendas. A primeira é Isabelle Huppert, conhecida no Brasil por filmes como “Um Assunto de Mulheres”, “A Professora de Piano” e “Oito Mulheres” e com 11 indicações ao César. Isabelle venceu inúmeros prêmios internacionais por diversos filmes, nem todos exibidos no Brasil. A segunda, Catherine Frot, eu confesso que não conhecia, mas vi no IMDB que não fica atrás: foram 8 indicações ao César, três consecutivas (2007, 2008, 2009).

As duas dão show de interpretação, magníficas, respectivamente como a irmã mais velha, moradora de Paris e extremamente infeliz (e irritada, e irritante) que recebe em sua casa a irmã mais nova, mais leve, mais feliz, cheia de planos e histórias pra contar. Ligando as duas, uma cidade do interior, uma mãe ausente, histórias de amor, visões diferentes do mundo e das pessoas.

Curiosidade: “Rue de Jollières”, uma das canções do filme, tem letra da diretora e roteirista Alexandra Leclère e melodia de Philippe Sarde, e é interpretada por Isabelle Huppert e Catherine Frot. Um filme simples, cortante mas sincero. Embora no fundo seja uma história triste, não é um filme para baixo. Recomendo imensamente. Procure em sua locadora: um dos melhores filmes que vi este ano.

Tommy Beresford

Ficha no IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0410639/

~ por Tommy Beresford em setembro, 10 2010.

Uma resposta to “[Resenhas] Nem Parece Minha Irmã!”

  1. Já o tinha visto anteriormente. Um excelente filme sobre as relações familiares, sobre o amor que acabou, as frustrações e, sobre tudo, a capacidade que o ser humano tem para superar as dificuldades e se reenventar, perdoando. Vale a pena ainda pela excelente dupla de atrizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: