[Resenhas] Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Antes que o diabo saiba que você está morto” (tradução direta, finalmente, de “Before the devil knows you’re dead”) é dirigido com maestria pelo diretor Sidney Lumet (do clássico “Um Dia de Cão” e o oscarizado “Rede de Intrigas”, entre outros). Lembra um pouco “Amnésia” e outros que vieram a seguir, pela ir e vir na ordem cronológica da narrativa. Tudo mais que adequado para mostrar um assalto mal sucedido que destrói uma família que, no fundo, já estava mais que destruída.

Além da ótima direção, o filme tem um elenco de tirar o chapéu: Albert Finney, brilhante como sempre, é pai de Ethan Hawke, cada vez mais maduro com bom intérprete de ótimos papéis, e do excepcional Philip Seymour Hoffman, sobre o qual não vou me cansar de repetir: um dos melhore atores que apareceram no cinema nos últimos tempos. De quebra, Marisa Tomei, sempre bela, sempre talentosa, quase nunca nas telonas nos últimos tempos.

Para mim, a expressão mais interessante para descrever o filme, na falta de um termo melhor e sem a semântica matemática da palavra, é “completude”, por ser completo e ao mesmo tempo conciso, sem deixar qualquer explicação de fora. Tudo é claro no vai-e-vem das ações. Além disso, tudo está no tempo certo: ágil sem ser corrido demais, impactante sem que as cenas do assalto em si se sobressaiam diante de tanto sentimentos que se mostram cada vez mais à flor da pele e das frustrações dos personagens. Uma grande obra cinematográfica, sem faltas nem excessos. Recomendo.

~ por Tommy Beresford em junho, 10 2008.

Uma resposta to “[Resenhas] Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto”

  1. Eu adoro o Philip Seymour Hoffman e concordo que ele é um dos melhores atores dos últimos tempos.

    Queria te agradecer pela inclusão do meu site no seu blogroll.
    Abraços!
    Claudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: