[Resenhas] Capitão América: O Primeiro Vingador

Adoro fazer resenha de blockbuster para o qual parte da crítica especializada torceu o nariz… principalmente quando eu saio da sala escura adorando o filme. Por que é que tantos críticos vão assistir a esses arrasa-quarteirões sem qualquer vontade de gostar ? Pois eu (que venho de um filme delicado como “Minhas Tardes Com Margueritte“) assisti a “Capitão América: O Primeiro Vingador” e adorei. Sorry. E parem de fazer comparações com “Bastardos Inglórios”, “Os Deuses Malditos”, “Fugindo do Inferno”, “O Resgate do Soldado Ryan”, “Os Doze Condenados”… hein ?

E nada de comparar com outros “filmes Marvel”: concentre-se neste filme, tão somente neste. É importante entender que o diretor Joe Johnston não está preocupado em fazer um filme político, nem em colocar o protagonista como um mito sério: Marvel é entretenimento, e parece que muitos não entendem isso. Mas o filme tem profundidade e mostra com competência que o Capitão América não é apenas um símbolo tosco de patriotismo americano.

A sequência do show com as coristas é um dos destaques, mas são bem cuidadas as cenas de guerra, com todo o estranho paradoxo entre segunda guerra mundial e a tecnologia avançada “sobrenatural”. De escudo de adamantium (ou de vibranium, segundo nosso leitor L. Maroni) na mão, Chris Evans está em seu melhor papel, e o espectador fica curioso para saber como é que conseguiram fazer com que o bombado ator apareça tão franzino na primeira meia hora de filme — melhor esperar os extras do DVD. Ainda no elenco, destaque para Dominic Cooper como Howard Stark, a Peggy Carter interpretada por Hayley Atwell e, claro, o sempre excelente Stanley Tucci. Tommy Lee Jones está apenas correto, e Hugo Weaving está surpreendentemente canastrão, mas não compromete como o grande vilão.

Um aviso: quem sair da sala escura antes dos créditos terminarem por completo vai perder uma espetacular cena final. Se você perdeu, não se desespere, não compromete o filme já assisto. Se você ainda não foi assistir, não perca, e contar perde a graça.

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em agosto, 05 2011.

Uma resposta to “[Resenhas] Capitão América: O Primeiro Vingador”

  1. Curti a resenha…mas o escudo é de vibranium hehehe
    A minha crítica está aqui:

    EXORTAR

    http://exortar.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: