[Resenhas] O Leitor

o_leitor_cartaz“O Leitor” é um dos melhores filmes em cartaz dentro da safra do Oscar 2008/2009. Um filme difícil, de certa forma pesado pela temática, mas o fato é que Stephen Daldry (dos excelentes “Billy Elliot” e “As Horas”) pegou um roteiro que não chega a ser uma maravilha e, com uma excelente direção de atores emoldurada por uma fotografia eficiente e uma ótima trilha, dá ao espectador no fundo no fundo um grande filme de amor que não cai na pieguice mas emociona de montão.

Embora tenha concorrido a (e vencido) diversos prêmios como coadjuvante, para mim Kate Winslet é a protagonista não somente do filme mas de uma das categorias mais complicadas do Oscar este ano, a de Melhor Atriz (aliás, pra variar: desde que eu acompanho o Oscar, em geral Melhor Atriz é uma das mais difíceis em disputa). E Winslet merece a estatueta tanto por sua Hanna quanto por seu papel em “Foi Apenas um Sonho“, pelo qual poderia (e deveria) ter sido indicada também.

Kate, por sinal, mostra-se a cada filme uma atriz que domina plenamente a arte de interpretar. Só saberemos se a atriz está no auge de sua carreira daqui a algumas décadas, mas ela merece o prêmio por estas duas interpretações magníficas. No caso de “O Leitor”, já bastaria a “cena da mesa 4”, mas Winslet dá show em todas as suas cenas, em especial na primeira metade do filme. Vale lembrar que o papel poderia ter sido de Nicole Kidman ou de Juliette Binoche: Kate declinou do papel por causa justamente de “Foi Apenas um Sonho”, o diretor tentou Kidman (envolvida com “Australia”), depois Binoche, mas com o atraso das gravações acabou tendo finalmente a atriz desejada no papel. Grande acerto.

A química de Kate com o ótimo David Kross seduz também o espectador. Tanto Kross, que faz o personagem Michael quando jovem, como Ralph Fiennes emocionam em excelentes atuações. Observe também a sumida Lena Olin. O filme perde um pouco quando entra na fase tribunal, mas de resto não deixa o espectador fugir do foco. E levem seus lenços, vale o ingresso.

o_leitor_cena1

~ por Tommy Beresford em fevereiro, 18 2009.

5 Respostas to “[Resenhas] O Leitor”

  1. Kate Winslet é uma deusa. E cara, eu também NÃO gostava dela na época de Titanic! Pois o mundo dá voltas…

    Abração cara! Continue com o ótimo trabalho.

  2. Eu gosto do filme, especialmente na primeira parte, justo por essa química perfeita entre a Kate Winslet e o David Kross. Ainda que seja outro acerto do Daldry, o roteiro é falho em muitos pontos e por isso não merecia tanto reconhecimento por parte da Academia.

  3. Eu achei um ótimo filme. Claro, um roteiro adaptado, de um romance de sucesso, sempre fica um pouco pelo caminho. Acho que Kate Winslet leva o Oscar pra casa, pelo conjunto de acertos em 2008. No mais, é um filme muito sensível que nos faz refletir sobre a responsabilidade de amar.

  4. Muito bom filme. Realmente Winslet vem se destacando com papéis acertados e atuações das melhores. A direção de Daldry é ótima e o início do filme, realmente lindo. A questão da “culpa alemã” ficou meio de lado, mas é importantíssima ainda hoje, e difícil de ser compreendida por quem está de longe. Só acho que me emocionei demais… 🙂

  5. […] CINEMA EM CASA Robson Saldanha PORTAL CINE Renan Barbosa O EMBASBACADO Tommy Beresford CINEMA É MAGIA Vinícius Pereira BLOG DO VINÍCIUS Vinicius Silva SOB A MINHA LENTE Wally Soares CINE VITA […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: