[Resenhas] Homem de Ferro 2
“Mute”. Todos nós queríamos ter um comando destes, para calar tantos e tantas por aí… Mas esta é apenas uma das pequenas manias de Tony Stark, vivido mais uma vez esplendidamente por Robert Downey Jr no ótimo mas irregular “Homem de Ferro 2”, em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme começa arrasa-quarteirão (“Grande poder de fogo” é uma ótima expressão para a primeira meia hora), mas essa excelência não se sustenta durante toda a exibição. Detalhe importante: só depois de findos todos (eu disse TODOS) os (longos) créditos, há uma cena adicional que não pode ser perdida (a maioria das pessoas, porém, já tinha saído do cinema). Se não fosse este acréscimo, o filme seria lembrado por excelentes efeitos especiais que culminam em um final “mais do mesmo”.
Além da caprichada trilha sonora, o elenco é excelente, em especial Samuel L. Jackson, mas o destaque mesmo é Downey Jr, arrasador. Don Cheadle faz o trivial com fritas, e o deformado Mickey Rourke tem ótima atuação apesar do ingrato sotaque russo. Scarlet Johansson faz uma ponta de luxo… mas “o que é” Gwyneth Paltrow ? Desde sua excelente personagem em “Shakespeare Apaixonado” (onde venceu nossa Fernanda Montenegro no Oscar), não gostei de nada que ela fez. Em “Homem de Ferro 2”, ela destoa do elenco mais uma vez.
Há também ótimas ironias e pequenas gozações bem sacadas (como a cena do Donuts), entremeadas a outras sem necessidade (como a piada com o Novo México). Mas apesar de uma ou outra bola fora e da irregularidade, o filme é ótimo entretenimento.
Tommy Beresford
Leia a resenha do Cinema é Magia para o primeiro “Homem de Ferro” [maio de 2008] clicando aqui:
https://cinemagia.wordpress.com/2008/05/02/homem-de-ferro/
Um filme com Downey Jr. , ainda mais como protagonista, sempre vale a pena.