[Resenhas] Sete Dias em Entebbe

“Sete Dias em Entebbe” é mais uma versão de uma história que já foi contada nos cinemas várias vezes. Na versão 2018, pelas mãos do brasileiro José Padilha com um elenco internacional, poderia ter se tornado um excelente filme. Mas ficou pelo meio do caminho.

O filme, que foi apresentado no Festival de Berlim, conta o sequestro de voo da Air France de Tel-Aviv a Paris em julho de 1976, quando o avião foi forçado a pousar em Entebbe, em Uganda, com dezenas de passageiros. José Padilha tenta não tomar partido e mostrar os dois lados da história, como se todos tivessem suas razões e estas razões fossem realmente boas. O roteiro dá aos personagens diálogos cansativos e situações aparentemente inverossímeis, e a produção faz um tratamento sem muita emoção a esses dias em boa parte do longa. Os personagens Wilfried Böse (Daniel Brühl) e Brigitte Kuhlmann (Rosamund Pike), ela mais que ele, parecem inseguros o tempo todo, e a representação dos líderes Shimon Peres (Eddie Marsan) — numa caracterização sofrível — e Yitzhak Rabin (Lior Ashkenazi) não convence.

A incrível sequência de dança contemporânea que brilha no início e no final e pontua todo o filme (de um espetáculo criado por Ohad Naharin e também retratada no documentário “Gaga – O Amor Pela Dança”) acaba atrapalhando a narrativa, especialmente no desfecho. Cercado de competências nacionais — Rodrigo Amarante na trilha, montagem de Daniel Rezende e fotografia de Lula Carvalho –, Padilha oferece como resultado final ao espectador um filme lento, monótono e regular, que não conquista o espectador, abaixo da média de suas produções anteriores. Num trocadilho inevitável, o filme não decola.

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em abril, 26 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: