[Resenhas] Lua Nova

Logo no início da exibição, “Lua Nova” dá sinais que pode ser uma continuação à altura de seu antecessor, “Crepúsculo”: além das cenas iniciais remeterem ao mesmo clima e contexto do primeiro filme da saga, há também, logo de cara, referências à literatura, que pontuaram o longa anterior e as quais a resenha de Cinema é Magia sobre “Crepúsculo” tanto elogiou (relembre a resenha de Crepúsculo clicando aqui). Mas fica só na promessa: infelizmente, logo o filme se transforma num grande marasmo que nem as transformações de Jacob nem os dramas pessoais de Bella conseguem suplantar. O filme definitivamente só cresce, e termina bem por conta disso, quando a trama se amplia e chega à Itália, com direito a clima de suspense e ótimas cenas da festa de São Marcos e do interior de belas edificações italianas.

Curiosamente, a razão desta melhora é de certa forma diferente do que acontecia com “Crepúsculo”. Se no filme anterior Robert Pattinson tinha uma atuação tão boa quanto discreta enquanto Kristen Stewart roubava o filme, desta vez os papéis se inverteram: apesar do foco estar todo em Kristen Stewart, que tem uma atuação menos impactante e em alguns momentos limitadamente constrangedora, é Robert Pattinson, que fica ausente em boa parte do filme, quem de fato rouba todas as cenas das quais participa. Edward salva o filme, pelo menos durante o tempo em que está na frente das câmeras.

Portanto, mesmo a exuberância física de Taylor Laurent — que gera suspiros e gritinhos na plateia feminina da sala escura durante a exibição — e o clima que rola entre Jacob e Bella não são capazes de animar todo o período em que o vampiro protagonista está fora de cena: Robert Pattinson é um dos dois grandes nomes de “Lua Nova”. O outro destaque é a excelente participação de Michael Sheen como Aro: grande ator, este sim consegue, de fato e num papel coadjuvante, a interpretação mais marcante do filme. Mas não posso deixar de comentar os (pouquíssimos) minutos de Dakota Fanning: em poucas falas e muitas expressões que valem mil palavras, bota no bolso Kristen Stewart, fácil fácil. Aos 15 anos mas desde sempre, uma grande atriz, com uma carreira [tão] enorme [quanto passível de percalços, torça para que não] pela frente.

De resto, com direito a 2 segundos de Cristo Redentor e algumas maquiagens constrangedoras (repare a falta de capricho na diferença entre cor de rosto e cor de pescoço, mesmo nos que não são vampiros mas especialmente nestes), vale a menção à ótima trilha sonora e aos caprichados efeitos especiais em um filme que fica aquém do primeiro episódio mas que deixa um ótimo gancho para o seguinte. Quem leu o livro como sempre deve encontrar várias cenas faltando, natural em qualquer adaptação, mas certamente os fãs devem gostar bastante do que vai assistir. Já eu espero que o terceiro filme da saga, “Eclipse”, volte ao nível de qualidade do primeiro.

Tommy Beresford

Todas as resenhas do Cinema é Magia para a saga:
Crepúsculo
Lua Nova
Eclipse
Amanhecer: Parte 1
Amanhecer: Parte 2

~ por Tommy Beresford em novembro, 27 2009.

3 Respostas to “[Resenhas] Lua Nova”

  1. Olá Tommy,

    Obrigada pelo comment no meu blog e adorei tua resenha!
    Concordo contigo em relação ao Robert Pattison, ele realmente estava bem neste filme (apesar de estar com uma maquiagem trash)!
    Na verdade, não gostei de nenhum dos dois filmes, não sei muito bem o que achar, achei os dois uma total decepção – é diferente de ler Harry Potter e ver na tela tudo que vc imaginou…
    A saga Crepusculo me dá a clara impressão de ter sido feito às pressas, nas coxas mesmo. Até o DVD quando saiu não vinha com nenhum extra, cenas deletadas, nada, e com um menuzinho xinfrin, enfim, tipo correria e produção, empacota e vende que depois a gente olha, sabe? e olha que o público estava ávido por qualquer coisa relacionado ao tema…
    enfim, uma pena…

  2. […] Beresford CINEMA É MAGIA “Logo no início da exibição, Lua Nova dá sinais que pode ser uma continuação à altura […]

  3. eu amo todos os filmes em Eduward faaaiz , são todos otimooos ‘ amoo ele de + e a bella tbm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: