[Resenhas] Sherlock Holmes

sherlock_1Elementar, meu caro cinéfilo ? Nem tanto. Há quem esteja chamando o filme de Guy Ritchie de “Sherlock Bond” ou de “Moulin Holmes”, tal a quantidade de cenas de ação (daí a referência a 007) e toda a ‘rapidez’ das cenas (Moulin Rouge-like) da versão mais recente de “Sherlock Holmes”. Houve até quem dissesse que a influência frenética da ex-esposa não foi boa para o diretor (para quem não lembra, Guy Ritchie foi casado com a cantora Madonna). E há quem diga que de Arthur Conan Doyle o personagem cinematográfico quase não tem nada, do que discordo.

Nada a ver, pois a essência da inteligência de um dos detetives mais famosos de todos os tempos (junto com o grande Hercule Poirot, claro) está lá, firme e forte, na intepretação afiadíssima do mais uma vez excelente Robert Downey Jr, premiado no Globo de Ouro 2009/2010. Downey Jr é o que mais importa no filme, apesar do também ótimo Watson de Jude Law. Mas há cenas memoráveis, como a da explosão que quase derrota fatalmente a ambos e também à personagem de Rachel McAdams.

Com ótimos diálogos, um inteligente uso da câmera lenta, excelente fotografia numa bela reconstituição de uma Londres perdida num passado nem tão distante assim, “Sherlock Holmes” é uma excelente pedida. E felizmente a estreia logo após o megablockbuster “Avatar” não derrubou o filme nas bilheterias: até o momento desta resenha, já tinha arrecadado cerca de 400 milhões de dólares no mundo inteiro.

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em janeiro, 28 2010.

4 Respostas to “[Resenhas] Sherlock Holmes”

  1. Também gostei bastante do filme! É entretenimento de primeira! A dupla Downey/Law esbanja carisma! Esta cena que você mencionou e a da luta na arena são sensacionais!

  2. Apenas um filme mediano. Para quem conhece os filmes anteriores de Guy Ritchie, nenhuma novidade na maneira de narrar uma estória. Ritmo frenetico e mil quadros por segundo. As vezes dá sono. Resta as atuações dos atores principais, principalmente de Robert Downey Jr, num bem debochado Sherlock.

  3. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BOM!!

  4. Um filme um pouco exagerado sem nao precisava daquele figimento de holmes sendo inforcado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: