[Resenhas] O Desinformante

Demora a engrenar. Durante os primeiros 40 minutos, “O Desinformante” é apenas um filme confuso que tenta ser engraçado. Mentira, uma das muitas do filme: os personagens desta produção (menor) de Steven Soderbergh estão enredados num turbilhão delas. A partir daí, finalmente, o filme melhora consideravelmente, pois fica mais claro exatamente o que o roteiro de Scott Z. Burns propõe.

Pelo que li depois de assistir ao filme, a história é verídica. A dramatização lembra um pouco, muito de longe, os filmes dos irmãos Coen, mas sem a verve afiada destes. E comédia, definitivamente, o filme acaba não sendo.

Com bons desempenhos de Scott Bakula, Joel McHale e Melanie Lynskey, o grande trunfo do filme é mesmo a performance de Matt Damon. Evitando criar apenas um possível imbecil ou um americano “sem noção” de imaginação extremamente fértil, Damon dá veracidade a um homem que tenta ser alguém mergulhado em neuroses de origens das mais diversas, que acredita que suas histórias podem ser realmente críveis e que podem resultar em algo que de cunho benéfico, sem perceber a tamanha armadilha para si mesmo e para os que o cercam. Não é patético, e sim um bom retrato de muitos que existem por aí: faz pensar.

~ por Tommy Beresford em maio, 18 2010.

Uma resposta to “[Resenhas] O Desinformante”

  1. Exatamente por isso, o filme não é dos irmãos Coen. Se realizado por eles, certamente ganharia uma pegada irônica e bastante divertida. Soderbergh não tem esta caracteristica e o filme fica aquem do esperado. Francamente, achei um tédio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: