[Resenhas] Os Fantasmas de Scrooge
Estava bastante animado para assistir ao novo filme de Robert Zemeckis, “Os Fantasmas de Scrooge”, não somente pela conhecida história de Charles Dickens e por ser “O Expresso Polar” (do mesmo diretor, e para sobressalto de alguns) um de meus filmes de animação favoritos, mas pelo excelente trailer ao qual assisti recentemente.
Mas para minha decepção o trailer é bem melhor que o filme. Assisti em 3D (e portanto dublado, sem a voz característica de Jim Carrey mas com nossos excelente dubladores), e encontrei um filme que não era sombrio pela história em si, mas por uma fotografia surpreendentemente carregada e que muitas vezes torna até certas cenas incompreensíveis. Há sustos aqui ali, ótimos efeitos especiais, a história é ótima, o elenco é competente (destaque para Gary Oldman) mas tudo é por demais soturno, mesmo no final do filme.
Poderia, portanto, ter se tornado um clássico, mas pecou pelo excesso. É como se Yellow Submarino (que, aliás, terá Zemeckis à frente do remake em breve) fosse mais mostarda do que amarelo…
Pretendo conferir ainda esta semana em 3D (será minha estreia no formato). Espero gostar. Mas no mínimo valerá pela experiência. Abs!
Aviso aos pais: a classificação indicativa do Ministério da Justiça é 10 anos mas o filme é muito macabro e assutador. Não levem suas crianças para assistir. Deveria ser no mínimo proibido para menores de 14 anos.