[Resenhas] Gran Torino

gran_torino_cartazEsteja em cena ou atrás das câmeras, Clint Eastwood sempre teve grandes acertos em sua (longa) carreira, incluindo seus últimos e premiados filmes, como “Menina de Ouro” e “A Troca”. Ainda assim, relutei muito em assistir a “Gran Torino”, talvez porque o trailer não tenha sido nada atraente, focando na violência pura e simples.

Pois o filme de Eastwood, ainda que tenha um tom “Dirty Harry” de ser, foca muito mais a dor do que a violência, muito mais o desamor do que a raiva, em torno do (pre)conceito das pessoas comuns (no foco, o modo americano de se relacionar com estrangeiros e os eternos guetos raciais). O personagem de Eastwood sempre achou que habitava por cima da carne seca da ética e dos valores, mas no final de sua vida percebe que o buraco é bem mais embaixo e bem mais repleto da realidade — cruel e bem presente — do que dos fantasmas do passado que ele teima em colocar debaixo dos tapetes de sua aparente força e dureza.

Não nos deixemos enganar pela nuvem de xenofobia que parece encobrir Kowalski no início do filme: há muito mais, e muito melhor, em meio a uma necessidade nada camuflada de exorcizar seus pecados. Eastwood levou o National Board of Review 2008 como melhor ator (e o roteiro também foi premiado), além do prêmio de melhor diretor no Hollywood Film Festival 2008, mas foi esnobado, injustamente, pelo Oscar 2008/2009. Ótimas atuações: me arrependo de não ter visto antes, é um filme excelente, um dos melhores do ano. Mais um grande acerto de Clint Eastwood.

gran_torino_cena

~ por Tommy Beresford em julho, 27 2009.

2 Respostas to “[Resenhas] Gran Torino”

  1. É um grande filme, um dos melhores de Clint como ator e diretor. Muito sensível no que toca nas questões raciais e de como fazer para conviver melhor com esse fragelo que assombra a humanidade.

  2. […] CINEMA EM CASA  Renan Barbosa O EMBASBACADO  Robson Saldanha PORTAL CINE Tommy Beresford CINEMA É MAGIA  Vinicius Silva SOB A MINHA LENTE  Wally Soares CINE VITA  Wanderley Teixeira RAINING FROGS  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: