[Resenhas] Os Mosconautas no Mundo da Lua
Filme lançado durante o início do Festival do Rio, “Os Mosconautas no Mundo da Lua” agrada em cheio às crianças mas também entretém os adultos com a mistura de fatos reais e a ficção em cima de três pequenas moscas que teriam acompanhado o vôo que foi à lua em 1969.
Para as crianças, os astronautas podem ser meros detalhes, já que as moscas fazem a festa, e o filme ainda tem uma mensagem de otimismo em relação à superação do ceticismo de muitos em relação ao novo ou ao no mínimo diferente. Para os adultos, as moscas podem parecer em alguns momentos bobas demais, mas a animação mostra com detalhe e de forma muito bem cuidada, ainda que de forma ficcional, o processo de descida da Apolo 11, o que torna o filme bastante interessante.
No final do filme, que tem boa dublagem e ótima trilha sonora, um anti-clímax: aparece – em carne e osso – um dos astronautas que participaram da missão (Buzz Aldrin), explicando que as moscas, claro, eram mera ficção. Não precisava – nem para os adultos, que obviamente sabiam disso, nem para as crianças, que saem do cinema um pouco menos encantadas. Destaque para as cenas que mostram a falta de gravidade, e para a saída dos astronautas do foguete. Não chega a ser um grande filme, mas é um bom entretenimento para todas as idades. Infelizmente não assisti num cinema que oferecesse os óculos para 3D: essa característica deve tornar o filme ainda mais interessante.
Tommy Beresford