[Resenhas] Ferrugem e Osso

FERRUGEM-E-OSSO

“O destino me tirou o chão”, costumam dizer levianamente tantas pessoas aqui e acolá. No caso da principal personagem feminina de “Ferrugem e Osso”, a situação acontece ao pé da letra. E por mais que efeitos especiais tenham sido necessários para mostrar a história de Stéphanie, é a boa direção de Jacques Audiard (de “O Profeta”) e a excelente interpretação de Marion Cotillard que fazem com que o espectador se sensibilize com seu drama sem que o filme caisse na pieguice ou no mau gosto, e sem deprimir quem assiste.

Melhor atriz no Hollywood Film Festival e indicada a vários prêmios pelo filme, inclusive ao Globo de Ouro 2012/2013 (perdeu para Jessica Chastain por “A Hora Mais Escura”), Cotillard foi esnobada pelo Oscar. Sua sensibilidade transforma Stéphanie em protagonista: a história principal na verdade é sobre Ali (Mathias Schoenaerts) e sua relação com o filho. Despida de qualquer vaidade, em uma de suas melhores interpretações no cinema, Marion mostra com delicadeza e contenção que uma das maiores dores do ser humano é a perda da auto-estima. Schoenaerts não fica atrás: o ator cria com explosão e delicadeza um Ali inicialmente rude e violento mas que guarda dentro da virilidade exacerbada uma preservada dose de sentimento. Excelente.

Com bela fotografia e excelente trilha do premiado Alexandre Desplat (que surpreende até com “Firework”, de Kate Perry), a melhor descrição para o filme vem de Manohla Dargis, do The New York Times: “O filme me desmontou e depois me conquistou”. Fugindo dos clichês (em especial o batido “história de superação”) e sem pressa alguma, o filme realmente conquista e emociona. Recomendo.

Tommy Beresford

FERRUGEM-E-OSSO02

~ por Tommy Beresford em maio, 06 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: