[Resenhas] Anjos e Demônios

Boa parte dos “leitores sem culpa” de Dan Brown, como eu, gostaram mais do livro “Anjos e Demônios” do que de “O Código da Vinci”, independente da ordem de leitura de ambos. No caso da adaptação cinematográfica, não é diferente: o filme de Ron Howard que estreou em 15.05.2009 é melhor que seu antecessor na telonas.

Vale reforçar que, apesar do sucesso estrondoso de “O Código da Vinci” nas livrarias do mundo inteiro, ele não é uma sequência de “Anjos e Demônios”: este é anterior àquele e, embora ambos sejam protagonizados pelo personagem Robert Langdom, um não tem nada a ver com o outro. Parte das críticas dos principais jornais sobre o filme recém-estreado (em que Tom Hanks aparece novamente como o simbologista) teimam erroneamente em afirmar esta relação de anterioridade d’O Código em relação à trama passada no Vaticano. Mas isso tudo é detalhe: “Anjos e Demônios” é sim um ótimo filme, ainda que não seja “aquela coisa toda”.

O início pode parecer cansativo para os que já leram a obra, afinal é necessário tentar nivelar os que nunca leram o livro aos que já tiveram esta oportunidade. Mas o ritmo intenso aliado à excelente trilha de Hans Zimmer ajuda a não deixar ninguém dormir na poltrona.

Sem o tão criticado penteado do filme anterior e com cenas mirabolantes como a do cárcere na biblioteca, Tom Hanks mais uma vez tira de letra o personagem principal. Ayelet Zurer é pouco expressiva para a Vittoria Vetra que imaginei durante minha leitura. Ewan McGregor faz um camerlengo no tom certo, sem arroubos. Destaque para Stellan Skarsgård (de “Mamma Mia”) e Armin Mueller-Stahl.

Se o filme vai conseguir chegar a algo próximo aos 757 milhões de dólares que “O Código Da Vinci” arrecadou no mundo inteiro não tem a menor importância. Os fãs não ficarão decepcionados, ainda que prefiram o livro ao filme: não deixem de ver.

ANJOS_CE

~ por Tommy Beresford em maio, 17 2009.

9 Respostas to “[Resenhas] Anjos e Demônios”

  1. Não gostei do “Codigo da Vinci” e este, “Anjos e Demonios”, me pareceu um tanto enfadonho como o outro. Não li os livros que deram as adptações para o cinema, mas creio que tenham sido melhor. Essas estórias mirabolantes dão um ótimo sono no escurinho do cinema. “Anjos e Demonios” só melhora um pouco lá pelo final quando a ação “acorda” o dorminhoco já conformado na sua poltrona confortável.

  2. adorei anjos e demonios,pelo menos o filme,ainda nao li o livro,mas espero q ele supere as minhas expectativas assim como o filme…ah e sobre o codigo da vinci considero uma boa leitura para quem gosta de ir alem do real,e um livro extremamente viagem…faz vc pensar sobre coisas q talvez nunca tenha imaginado…muito bom,mas atençao da muito sono as vezes se torna repetitivo….

    • para quem já leu o livro, o filme se torna uma porcaria intediante e sem fundamento, ler o livro com certeza é bem melhor, tu ficara mais fascinada com essa História fantastica e com enorme riqueza de detalhes!

  3. Bem, eu intercalei o livro com o filme o que eu achei que me renderia uma decepção enorme quanto ao final, o que não aconteceu. A história do livro é muito mais bem amarrada que o filme (e ainda me garantiu a famosa surpresa do final), que não foi lá o que eu esperava. Mas, enfim, para mim Anjos e Demonios foi o mesmo caso do Curioso Caso de Benjamin Button, muita repercussão mas nada de extraordinário. Ainda prefiro O Poderoso Chefão.

  4. […] Beresford CINEMA É MAGIA “Boa parte dos “leitores sem culpa” de Dan Brown, como eu, gostaram mais do livro Anjos e […]

  5. Gostei muito de “Anjos…”… acho q muitas coisas dependem do momento q se está vivendo…se eu não estivesse em férias não estaria à vontade para apreciá-lo e por aí vai…

  6. vale ver como curiosidade. no meu caso, assisti porque li o livro e gostei. talvez tivesse assistido messmo sem ter lido, só pelo buzz provocado.

    no entanto, não me cativou.

  7. Gostei muito do filme, mais do que “O Código Da Vinci” (a comparação é inevitável…). Creio que, por não ter lido o livro a diversão foi melhor, mais bem saboreada, e fica a vontade de ler o livro. Não esperava pela reviravolta final e gostei de todos os atores.

  8. Oi adorei sua resenha….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: