[Resenhas] Serra Pelada

cartaz_serrapelada

A impressão que se tem ao assistir a “Serra Pelada” é a de que os produtores certamente o lançarão no exterior, já que há explicação demais para o espectador brasileiro. Em alguns momentos, parece que estão fazendo questão de narrar para nós o que estamos vendo muito claramente na tela. Talvez seja este um dos poucos “calcanhares de aquiles” deste ótimo filme de Heitor Dhalia.

O filme se sustenta no excepcional elenco. Quando Juliano Cazarré entra em cena, você sabe: o filme é dele. Mas aí entra Matheus Nachtergaele e você arregala os olhos e pensa “não, o filme é dele”. Vem Sophie Charlotte, arrasadora, e mais uma vez você acha que é ela a dona da telona. Mas no final das contas quem rouba mesmo a cena é Wagner Moura, um escândalo de bom. Menção, claro, para o ótimo Júlio Andrade que, no fundo, é o verdadeiro protagonista do filme, mas que entre tantos destaques acaba fazendo apenas o trivial com fritas.

Muitos podem reclamar da escolha de Dhalia (do ótimo “À Deriva“) pela chamada “estética da fome”, como rotulam alguns… mas como fazer diferente em se tratando de um (e deste especificamente) garimpo ? Há muito clichê e exotismo, em especial no que se refere à vida mundana no entorno, mas não dá para fugir muito disso. Achei desnecessário usar cenas do garimpo real entremeadas às tão bem cuidadas e reconstituidas sequências da ficção. Seja como for, é uma produção muito bem filmada e dirigida, com ótima trilha sonora, uma boa pedida num ano de poucas produções de destaque na filmografia brasileira.

Tommy Beresford

serra-pelada-juliano-juliano-cazarrc3a9-e-joaquim-julio-andrade

~ por Tommy Beresford em outubro, 22 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: