[Resenhas] Guardiões da Galáxia
Todo mundo conhece os grandes heróis da Marvel ? Eu achava que sim. Mas talvez você, como eu, nunca tenha ouvido falar em Quill, Gamorra, Rocket, Drax e Groot. Como eu nunca fui especialista em Marvel, não me sinto na obrigação de conhecê-los, mas todos para mim foram gratas surpresas, tal como foi um surpreendente prazer assistir a “Guardiões da Galáxia”.
Quando o filme foi anunciado, muita gente achou que não daria certo como filme porque na verdade a história seria apenas uma grande bobagem reunindo personagens bizarros, quase anti-heróis. De fato, quem ainda não viu não deve pensar em superpoderosos como Hulk, Capitão América ou Thor, nem mesmo o carisma sarcástico de um Tony Stark. James Gunn adotou com propriedade o universo estranho de Quill e companhia e fez um filme delicioso, sem dúvida um dos melhores blockbusters da Marvel dos últimos tempos — e sem dúvida o mais divertido.
Como não gostar de Groot (voz de Vin Diesel), como não se supreender ao descobrir que é de Bradley Cooper a voz de Rocket, e mesmo a massa de músculos Drax, vivida por Dave Bautista, tem o seu charme. Os protagonistas também são improváveis: Quill e Gamorra estão bem representados por Chris Pratt e Zoé Saldana. Mas o bom humor, sem cair em obviedades gracejosas e sem tornar a trama caricata, é o grande trunfo do filme. O já citado Chris Pratt precisa também ser louvado por aproveitar com vigor tanto as cenas de ação quanto ás deliciosas citações musicais dos anos 80: inevitável pensar em Quill como um Indiana Jones do século 21, bem como não tem como não se emocionar (ou balançar os pés) com as ótimas canções. Destaque também para a boa dupla design de produção e fotografia.
Claro que há referências a quadrinhos e filmes entigos, mas pra encontrá-las é melhor assistir uma segunda vez. Em tempo: há uma cena adicional ao final dos créditos e o anúncio de uma sequência. Compre sua pipoca e vá assistir: não tem como não se divertir.
Tommy Beresford
O melhor filme da Marvel do ano!…