[Resenhas] A Teta Assustada

Acabei de ler (por coincidência pois nem estava procurando) que Magaly Solier, de 23 anos, a protagonista de “A Teta Assustada”, o filme peruano indicado ao Oscar, conheceu o cinema há apenas cinco anos. A cineasta Claudia Llosa a levou pela primeira vez a uma sala de cinema em Lima antes de gravar com ela sua estreia, “Madeinusa” (2005) e, até então, a atriz “não conhecia absolutamente nada do que é a atuação”.

Pois Magaly é o grande destaque de um filme singelo e tocante. Não acho que o vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009 seja o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano, mas é uma história tão simples e tão bem contada que vale a pena ser vista.

Não se assustem com o título — que se refere ao nome de uma suposta doença que seria transmitida, segundo a crença do interior do Peru, aos filhos através do leite das mulheres vítimas de violência sexual ocorridas no país durante os conflitos políticos e sociais dos anos 60 e 70 — e se emocionem com este filme cheio de metáforas, onde a força da imagem e da música é maior que os diálogos. Um belo exemplar de cinema sul-americano.

~ por Tommy Beresford em fevereiro, 18 2010.

Uma resposta to “[Resenhas] A Teta Assustada”

  1. Os europeus adoram filmes exóticos, que abordam estórias locais e de forte apelo regional. Este filme peruano, que levou o Urso de Ouro do Festival de Berlin 2009, foi por este caminho. Um tanto rabuscado na forma e conteúdo, ficamos apenas na curiosidade de observar o quanto é diversa a cultura latino americana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: