Rita Lee: Cenários, Figurinos e Instrumentos Roubados

Reportagem de Guilherme Russo e Guilherme Samora para o Diário de São Paulo:

O roubo do caminhão que transportava instrumentos da banda da roqueira Rita Lee aconteceu em um ponto movimentado. O veículo foi abordado ao reduzir a velocidade em uma lombada na altura do km 19 da Rodovia Raposo Tavares, já no trecho urbano, na altura de Osasco. Além dos instrumentos da cantora – pelo menos 15 guitarras foram levadas – foram roubados cenários e figurinos da turnê de Rita Lee, “Pic-Nic”.

O caminhão trazia para São Paulo os instrumentos usados em um show em Curitiba, realizado no sábado. Violões e guitarras de estimação de Rita de seu marido Roberto de Carvalho e do filho do casal, Beto Lee, que também faz parte da banda, foram levados pelos bandidos.

O motorista, de 31 anos, que havia parado em Osasco para pegar uma nova carga, foi ameaçado e apanhou dos bandidos:

– Eu estava passando em uma lombada. Veio um motoqueiro do meu lado esquerdo e sacou uma arma. Na frente do caminhão já tinha outra moto, com dois caras. O garupa veio na porta do caminhão e falou: ”Desce se não quiser morrer” – contou o motorista.

Ele contou que ficou o tempo todo de cabeça abaixada, atrás do banco do passageiro de um Tempra, onde foi colocado.

– Quando fui tentar conversar, me deram uma coronhada de raspão e encheram de socos a minha cabeça.

Ficava olhando para a arma apontada na minha cara. Deu bastante medo. Depois de um tempo, eles falavam que estavam procurando uma mata para me matar, que eu não ia passar dessa – diz ele, que também foi roubado: levaram R$ 50 de sua carteira, o celular dele e o da empresa.

O motorista acabou sendo libertado no Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Os bandidos mandaram que descesse do Tempra e andasse “sem olhar para trás”. De uma pizzaria, ele avisou o pai do ocorrido e pediu a ele que avisasse a empresa. Depois, encontrou uma viatura da PM e foi levado ao 37 DP (Campo Limpo), onde o caso foi registrado.

Essa não é a primeira vez que a cantora e compositora Rita Lee sofre com o roubo de importantes objetos de sua carreira. Em 1996, a roqueira teve seu sítio, no interior de São Paulo, invadido por ladrões. Apenas o caseiro estava no local. Os bandidos levaram grande parte do que ela chama de “baú”: roupas da época dos Mutantes e da banda Tutti Frutti (seus dois grupos da década de 60 e 70), letras de músicas inéditas, fotografias e até os discos de ouro e platina.

A produção da roqueira garante que nenhum show será adiado por conta do crime. A turnê “Pic-Nic” celebra os 40 anos de carreira de Rita Lee e teve os ingressos esgotados em sua primeira passagem por São Paulo, em abril. Depois de uma temporada de shows extras, que também teve casa cheia, a cantora tem novos shows marcados em São Paulo nos dias 26 e 27 de setembro no HSBC Brasil, na Zona Sul .

As apresentações, que misturam antigos sucessos, músicas novas e canções pouco conhecidas, tiveram os ingressos esgotados até em Portugal. Rita revisita “Flagra”, “Mutante” e “Lança Perfume” (esta com citações a “Chiquita Bacana”). Um dos pontos altos do show é a versão debochada da roqueira para “Vingativa”, das Frenéticas.

A matéria acima pode ser encontrada no Globo Online, clicando aqui.

Leia também na Folha Online, clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em agosto, 26 2008.

Deixe um comentário