[Cinemas Antigos] São Luiz (Largo do Machado, RJ)

O cinema São Luiz original foi demolido, e em seu lugar foi construído um prédio com lojas e, no andar superior, 4 modernas salas de cinema.

Na foto abaixo, o belo interior do antigo São Luiz.

Abaixo, o São Luiz fechado durante as obras do Metrô Largo do Machado.

SAOLUIZ

O trânsito do local nos anos 60, com seus Gordinis e Fuscas:

SAOLUIZ1

Veja mais fotos do São Luiz aqui:

https://cinemagia.wordpress.com/?s=S%C3%A3o+Luiz+[cinemas+antigos]

~ por Tommy Beresford em julho, 29 2008.

7 Respostas to “[Cinemas Antigos] São Luiz (Largo do Machado, RJ)”

  1. É uma pena, não termos herdado de nossos colonizadores o instinto da preservação. Não damos a menor importância para os nossos prédios históricos. A exemplo: Senado Federal-RJ; Prédios da Av. Central (Pereira Passos)e tantos outros. Porque Lisboa, encontra-se como há 400 ou 500 anos. A razão é simples, preservar não faz parte de nossa cultura. Salvo as exceções.

  2. sensacional, parabens a essas pessoas que não deixam a memoria apagar as coisas lindas do Rio.

  3. adorei,pensei que nunca mais veria o lindo cinema s. luiz,como o bairro do catete, que fazem parte da minha vida.

  4. Foi na matine do Sao Luis e Asteca que conheci cinema; tinha uma sorveteria fantastica do lado e no outro lado as balas de caramelo do Lamas

  5. Amigos, fiz parte da história do Cine São Luiz, tive a honra de assistir belos filmes naquela casa de diversão. Os apagadores da história, conseguiram botar abaixo o Cine São Luiz, ao passar pelo Largo do Machado, não tenho a felicidade de pelo menos contemplar o prédio físico, porque os apagadores da história, como disse, botaram a relíquia abaixo, entretanto, o que eles não conseguiram e não conseguirão jamais, é apagar a imagem vivissima do Cine São Luiz, armazenada não minha mente. Peço ao criador que não permite que os apagadores da história, não retornem a terra nunca mais. Fiquem no cosmo para sempre. É mais ou menos essa, a minha resposta.

  6. A mais luxuosa e confortável casa de diversão o Cine S.Luiz, com 3000 lugares, foi inaugurado em 22.12.1937 com o filme inaugural “Ella e o Príncipe” com Tyrone Power e Sonja Henie.

  7. Aqui é Mário Romero dos Santos, que verdadeiramente postou o comentário do dia 28/12/2008. Amigos, o Rio de Janeiro, terra de gente hospitaleira e alegre, lugar que devo toda a minha modesta formação escolar. Tem sido vítima de eventos nada agradáveis, como recentemente ocorreu com o Museu Nacional, lugar que tive o prazer de fazer “n” visitas. Quanto a destruição não é pela mão do homem, é por caso fortuito. A exemplo do fogo que destruiu o Museu Nacional. É isso que tinha a dizer aos amigos.

Deixe um comentário