Cinemas de Rua: Finalmente, duas reaberturas em maio e junho de 2024

De acordo com o Diário do Rio, graças ao programa Pró-Carioca Audiovisual, da RioFilme, há a promessa (*) de reabertura de alguns dos cinemas de rua na Zona Norte do Rio, revitalizando o circuito cultural da região. Dois já começam a ser realidade. O primeiro a reabrir é o CineCarioca Nova Brasília, localizado no Complexo do Alemão, que estava fechado desde 2019.

Cine Carioca Nova Brasília

A pré-estreia do filme “Grande Sertão”, adaptação da obra de Guimarães Rosa, aconteceu em 23.05.2024:

Com ingressos subsidiados a 5 reais, o espaço atende cerca de 60.000 pessoas, sendo a única sala de cinema dentro de uma favela carioca.

O programa de fomento investiu 3,5 milhões de reais em editais para revitalizar os cinemas de rua do Rio. Desses, 250 mil reais foram destinados ao CineCarioca Nova Brasília, usados para reparos elétricos, substituição do ar-condicionado e modernização do projetor, poltronas e pipoqueiras.

No dia 28 junho, o CineCarioca Penha, em Brás de Pina, será reaberto após 18 anos fechado. O cinema terá duas salas, com um total de 280 lugares, e ingressos ao preço de 15 reais. A nova administração promete uma programação variada, incluindo blockbusters, pré-estreias de filmes nacionais e títulos cult.

A RioFilme investiu 1,2 milhão de reais na modernização do CineCarioca Penha, com recursos provenientes da arrecadação municipal e da Lei Paulo Gustavo, destinados a atualizar sistemas de som, projeção, mobiliário e climatização.

A notícia foi encontrada aqui.

(*) Lembrando que, há anos, estão sendo prometidas reformas e reaberturas, veja em:

– [2021] Nova Tijuca: Volta dos cinemas de rua na Saens Peña?
– [2016] Reabertura dos cinemas de rua: Nada além de promessas
– [2015] Cinemas de rua da Zona Norte do Rio: Mais promessas
– [2011] Paissandu, Imperator, Olaria… A volta de antigos cinemas de rua do Rio

Veja dezenas de posts sobre cinemas antigos clicando em
https://cinemagia.wordpress.com/?s=%5BCinemas+Antigos%5D

~ por Tommy Beresford em maio, 25 2024.

Deixe um comentário