Demerson D’Alvaro: Exu da comissão de frente da Grande Rio, ator é campeão do Desfile das Escolas de Samba do Rio em 2022

Demerson D’Alvaro

O destaque da comissão de frente da Grande Rio que interpretou Exu, tema da escola campeã dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio em abril de 2022, é ator e se chama Demerson D’alvaro (Emerson Dalva, segundo o G1). Para interpretar este papel singular, ele teve preparação com coreógrafos, religiosos de várias denominações e aproveitou sua vivência da ancestralidade e de seu projeto social:

Em entrevista no Estúdio Globeleza após o desfile, ele disse que além da preparação com os coreógrafos e da experiência de ator, levou para o desfile a ancestralidade, a proteção de diferentes religiões e vivências de seu projeto social com crianças. “Eu tô aqui por antes, pelo que vai vir agora e o depois”, afirmou.

“É um trabalho de ator, sou ator há mais de 10 anos, então, é todo um estudo com a equipe do Hélio, da Beth [Bejani], mas, claro, que a gente não vai vir para a avenida desprotegido”, disse Emerson, acrescentando que contou com o apoio de religiosos como mãe Ruth, sua mãe que é evangélica e fez uma oração, amigos católicos e sua avó, que é do candomblé e veio lhe “limpar”.

Demerson D’Alvaro na comissão de frente da Grande Rio

“Não é só eu que estou aqui, sou eu e muita ancestralidade, minha tataravó filha de escravo”, disse ele. “É meu projeto social, minhas crianças, eu desenvolvo um projeto social de futebol no meu bairro. Eu não estou só aqui por mim tô aqui por antes, pelo agora e o que vai vir depois”.

Leia mais clicando aqui.

Demerson D’Alvaro

No portal de O Dia:

O ator Demerson D’Alvaro, que interpretou Exu na comissão de frente da Grande Rio comemorou o título inédito da escola nesta terça-feira (26) na Marquês de Sapucaí, após a apuração e contou que rezou muito pelo título com a mãe, que é evangélica. “Rezei muito com a minha mãe que é evangélica, com a minha avó, com todo mundo, orei, orei, orei”, afirmou.

Leia mais clicando aqui.

Demerson D’Alvaro, 2016

No Correio Braziliense:

Maior destaque da Acadêmicos da Grande Rio, talvez de todo o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, Demerson D’alvaro entrou para a história do carnaval ao encarnar o orixá Exu.

Com o enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu, o desfile rendeu à agremiação o título inédito de campeã e o Estandarte de Ouro de melhor escola, que teve a intenção de desmistificar a divindade africana, equivocadamente associada ao diabo no imaginário cristão. No entanto, a performance marcante de D’alvaro não significa que ele seja adepto de alguma religião de matriz africana.

Leia mais clicando aqui.

Demerson já tinha sido Exu anos antes, no Salgueiro 2016:
‘Exu’ da comissão do Salgueiro fala sobre assédio na web: ‘Sempre bom’

Demerson D’Alvaro, Salgueiro 2016

E também (na Grande Rio) já foi Moisés…

Demerson D’Alvaro como Moisés

No site Noticia Preta:

Cria de Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, o ator Demerson D’alvaro entrou para a história do Carnaval ao encarnar o orixá Exu no enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, que conquistou o primeiro título do Carnaval Carioca para a escola Grande Rio, nesta terça-feira (26).

Demerson D’Alvaro

A proposta da agremiação foi desmistificar a divindade africana, equivocadamente associada ao diabo no imaginário cristão.

Leia mais clicando aqui.

Mais fotos de Demerson na Grande Rio em 2022:

~ por Tommy Beresford em abril, 26 2022.

Deixe um comentário