Luis Gustavo (1934-2021)

Luis Gustavo

De acordo com o site Metropoles, o grande ator Luis Gustavo morreu aos 87 anos em 19.09.2021. O eterno Beto Rockefeler e Mario Fofoca morreu em Itatiba, no interior de São Paulo, onde morava:

Ele teve complicações por conta de um câncer no intestino, descoberto em 2018, período em que ele se afastou da televisão.

Leia mais clicando aqui.

Sua primeira novela foi “Se o Mar Contasse”, na TV Tupi, em 1964. Também na emissora, atuou em “O Sorriso de Helena”, “O Direito de Nascer”, “O Amor Tem Cara de Mulher’ e ‘Estrelas no Chão”. No teatro, em 1967, ganhou o prêmio de melhor ator da APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro) pela atuação em “Quando as Máquinas Param”, de Plínio Marcos.

Com Luis Gustavo como protagonista, a TV Tupi exibiu, de 1968 a 1969, a novela “Beto Rockfeller”, idealizada originalmente por Cassiano Gabus Mendes e roteirizada por Bráulio Pedroso. A trama obteve grande sucesso e repercussão, resultando, em 1970, no lançamento do longa-metragem homônimo baseado na obra:

Orlando Negrão, então diretor da emissora em São Paulo, pediu à agência de publicidade Gang que fosse realizada uma pesquisa popular em que o público escolhia os personagens antigos de novelas dos quais sentia mais saudade. Constatou-se que o mais lembrado era Beto Rockfeller, protagonista do folhetim de mesmo nome, interpretado por Luis Gustavo. Assim, houve uma tentativa de dar continuidade à telenovela.

Também assinada por Bráulio Pedroso, A Volta de Beto Rockfeller foi a primeira novela exibida em cores pela Tupi e inaugurou a faixa das 20h30 do canal. Manteve parte do elenco principal original, formado, além de Luis Gustavo, por Bete Mendes, Irene Ravache, Plínio Marcos, Jofre Soares e Eleonor Bruno.

E houve mais: Beto Rockfeller virou um filme brasileiro de 1970, dirigido por Olivier Perroy.

Outro de seus maiores sucessos da TV também gerou continuação:

Criado por Cassiano Gabus Mendes para a novela Elas por Elas (1982), o detetive particular Mário Cury, ou Mário Fofoca, fez tanto sucesso que, um ano depois do fim da novela, ganhou um seriado próprio. Mário Fofoca era um detetive confuso e desastrado, que soluciona seus casos aos trancos e barrancos e veste sempre os mesmos terno quadriculado e gravata colorida. O episódio de estréia foi escrito pelo próprio Cassiano Gabus Mendes. Mário Fofoca deixa São Paulo e vai morar no Rio de Janeiro com a mãe Raquel (Ana Ariel), uma senhora mal-humorada, que não aprova a profissão do filho, e o pai Evilásio (Felipe Carone), que, ao contrário da esposa, é seu maior fã e incentivador.

Mário Fofoca também foi para os cinemas: “As aventuras de Mário Fofoca” virou um filme brasileiro de 1982, dirigido por Adriano Stuart e roteiro de Adriano Stuart, Cassiano Gabus Mendes e Carlos Lombardi.

Outro de seus maiores personagens da TV também virou filme: “Sai de Baixo – O Filme” é um longa-metragem brasileiro baseado na série de televisão sitcom Sai de Baixo, que foi produzida e exibida de 1996 a 2002 pela Rede Globo. O roteiro é de Miguel Falabella, também ator no filme, e a direção é de Cris D’Amato

No Portal G1:

O ator nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934. Foi o Beto Rockfeller (1968), na novela da TV Tupi, que inovou a linguagem do gênero. A estreia dele na Globo foi em 1976.

Dentre os personagens mais marcantes do artista está o o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em “Ti Ti Ti” e Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa “Sai de Baixo”, ambos da TV Globo.

O eterno Beto Rockfeller

“Eu sempre me dediquei à comédia. Na comédia, as crianças são meus grandes professores: testei meus personagens com elas, se não riam, o personagem não estava pronto. Não há mestre no mundo que se compare a uma aula dessas”, afirmou o ator, em depoimento ao Memória Globo.

O eterno Mario Fofoca

Fez diversas novelas, como “Anjo Mau” e “Duas Vidas”, em 1976, “Te Contei?”, em 1978, “Elas por Elas”, em 1982, “Ti-Ti-Ti”, em 1985, “O Salvador da Pátria”, em 1989, “Mico Preto”, em 1990, “O Mapa da Mina”, em 1993, “O Beijo do Vampiro”, em 2002, “Começar de Novo”, em 2004, “O Profeta”, em 2006, “Três Irmãs”, em 2008″, “Cama de Gato”, em 2009, “A vida da gente”, em 2011, “Joia Rara”, em 2013, e “Êta Mundo Bom!”, em 2016.

O eterno Victor Valentim

Também participou de “Malhação”, em 2012, e do seriado “As Cariocas: A Invejosa de Ipanema”, em 2010. Fez ainda “Xuxa Especial de Natal – no Mundo da Imaginação”, em 2003.

O eterno Seu Vavá

Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Após uma pequena participação no filme “Amada Amante”, de Cláudio Cunha, e uma passagem pela TV Bandeirantes, Luis Gustavo voltou à Globo na pele do detetive Mário Fofoca.

O artista foi vacinado contra a Covid-19 em fevereiro deste ano, em Itatiba, cidade onde morava. A aplicação da dose foi feita em um sistema drive-thru no Ambulatório Central de Especialidades.

Leia mais clicando aqui.

Veja abaixo o comunicado da Globo sobre a morte do ator:

“Se apaga o sorriso do ator e comediante Luis Gustavo.

Luis Gustavo sempre se dedicou à comédia. Dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto. O intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá nos deixa hoje, dia 19, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.”

Luís Gustavo era pai de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a também falecida atriz Desirée Vignolli, sua ex-companheira. Ele foi irmão de Helenita Sánchez Blanco, viúva de Cassiano Gabus Mendes, e tio dos atores Tato e Cássio Gabus Mendes.

Filmes:

– 2019 – Sai de Baixo – O Filme
– 2012 – Os Penetras
– 2005 – O Casamento de Romeu e Julieta
– 1982 – As Aventuras de Mário Fofoca
– 1979 – Sede de Amar
– 1978 – Amada Amante
– 1970 – Beto Rockfeller
– 1963 – Mord in Rio
– 1963 – Casinha Pequenina
– 1956 – O Sobrado

~ por Tommy Beresford em setembro, 19 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: