[Resenhas] Se Eu Fosse Você

Se Eu Fosse Você, cartazDirigido por Daniel Filho, Se Eu Fosse Você foi um grande sucesso de público (mais de 3 milhões e 600 mil espetadores) em… 2006. Sim, deixei passar na época e não o assisti. Ontem, numa sessão especial, pude tirar este atraso.

O filme é bem produzido e conta uma história simples mas bem desenvolvida, ainda que banal tanto na telinha quanto na telona: e se um dia você acordasse com o corpo de seu cônjuge, e vice-versa ? Claro que esse mote só poderia gerar uma comédia. Mas embora realmente permita boas gargalhadas, o diretor preferiu fugir do pastelão e investiu com mão leve (e, convenhamos, nem teve muito trabalho) na qualidade de seus protagonistas.

Glória Pires e Tony Ramos mostram porque são tão queridos pelo público: mais que carisma, possuem um talento que vai além das fronteiras da telinha. Glória tem o papel mais difícil, mas foge com maestria do estereótipo do machão que ‘coça o saco’ – destaque para sua cena de descida da escada com sapato de salto alto e a regência do coral. Não há como escolher adjetivos suficientes para a interpretação de Tony Ramos – a cena da piscina, apesar de exagerada, e a da primeira tentativa de fazer sexo são impagáveis.

Juntos em cena, a dupla não deixa para ninguém, o que acaba fazendo com que atuações como a de Thiago Lacerda e Antônia Frering, esta em especial, pareçam amadoras. Os coadjuvantes, por sinal, apresentam participações bem fracas, até porque receberam textos fracos e portanto pouco acrescentam às cenas. Ary Fontoura é completamente desperdiçado. Duas boas exceções: Maria Gladys, sempre talentosa (e, infelizmente, nos últimos anos sempre como empregada), e Patricia Pillar, em cena única mas imperdível.

Já está em DVD, então divirta-se: ainda que um pouco longo e asséptico (e, com o excesso de atores globais, possa parecer meio estranho de se assistir na tela escura), é um ótimo entretenimento. Mas também aproveite para pensar nos tais “papéis” que a sociedade adora impor: isto é para eles, aquilo é para elas… O século 21 já começou faz tempo e algumas mentes retrógradas ainda vão demorar a perceber.

Em tempo: caso você tenha chegado aqui procurando alguma resenha crítica do filme para um trabalho escolar, lembre-se que o nome do autor e, em especial, o estilo de quem escreve fazem a grande diferença (e não enganam o professor, ainda que você mude uma parte ou outra do texto).

Tommy Beresford

Se Eu Fosse Você - cena com Tony Ramos e Glória Pires

~ por Tommy Beresford em março, 12 2008.

12 Respostas to “[Resenhas] Se Eu Fosse Você”

  1. assino embaixo!

    ah, eu adorei a nova interpretação das meninas cantoras de petrópolis praquela clássico que me fugiu o nome agora.

  2. “Nona Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegria)”. Ficou bem legal.

  3. Filme simplesmente sensacional, muito bem produzido…
    Parabéns a Tony Ramos, Glória Pires e grande elenco…

  4. Olá, Daniel. Também achei bem legal. Seja bem-vindo ao “Cinema É Magia” e volte sempre. Um abraço e Feliz Páscoa.

  5. eh um filme mto engraçaduuuuuuuuuuu e mto louuuuukoo

  6. olá o filme foi muito legal
    par todos homens e mulheres!!!
    que acha ”eu sou homem”esse fileme
    mostra que home e mulher e bem diferentes

    mas que pode se aceita do jeito que cada um é

  7. gostei muito
    parabéns do seus
    interesses

  8. Muito legal …
    E seus interesses são muito bons
    bjs

  9. eu adorei muito foi muito legal,isso mostra que temos q nos aceitar como somos,e nao interessa se é homem ou mulher.

  10. eu achei interessante pois mostra como é bom ter o lado oposto da vida de um companheiro . adooreei (L)

  11. Ow, muito boa essa resenha, me ajudou bastante na minha tarefa de casa, valeu mesmo.

  12. esse filme e otimo com varios atores maravilhosos que sabem coomo nos divertir….estao de parabens

Deixe um comentário