Françoise Hardy (1944-2024)

Françoise Hardy

Morreu em 11.06.2024 um dos ícones da música da França: a cantora e compositora francesa Françoise Hardy partiu aos 80 anos. Ícone da música e da moda, ela chegou a defender uma música no III Festival Internacional da Canção, no Rio, em 1968. No portal G1:

A informação foi noticiada por Thomas Dutronc, filho da artista, nas redes sociais.

Françoise ganhou destaque na década de 1960, com “Tous les garçons et les filles”. Também fez sucesso com músicas como “Comment te dire adieu”, “Partir quand même”, “Tant de belles choses”.

A artista, que chegou a se apresentar no Brasil, gravou em francês “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque — versão que chama “A quoi ça sert”. Ela também gravou o disco “La Question” com a presença da violonista brasileira Tuca.

Françoise tratava um câncer na faringe desde 2021. A causa de sua morte não foi revelada.

No ano passado, ela entrou para a lista dos “200 melhores cantores de todos os tempos” da revista americana “Rolling Stones”.

A notícia foi encontrada aqui.

No Libération:
Mort de Françoise Hardy, comment lui dire adieu

Jacques Dutronc e Francoise Hardy

Na Wikipedia:

Nascida em Paris em 17 de janeiro de 1944, durante a ocupação nazista da França, Françoise cresceu com a irmã, Michèle, e a mãe, Madeleine, em um pequeno apartamento no número 24 da Rue d’Aumale, no 9° arrondissement de Paris. Quando terminou o ensino secundário, o seu pai ofereceu-lhe uma guitarra e Françoise começou a compor canções. A sua mãe então estimula-a a ingressar na universidade e Françoise matricula-se na Faculdade de Ciências Políticas na Sorbonne, tendo depois mudado para Letras. No entanto, não chegou a concluir nenhum curso, descobrindo na música a sua vocação.

Em 1961, depois de ler em um anúncio de jornal que a gravadora Vogue estava em busca de novos talentos, resolve fazer um teste. Ela se sai bem, e na avaliação dos produtores da gravadora precisa apenas de aperfeiçoamento vocal. Eles decidem então investir no talento da jovem.

Com despesas pagas pela Vogue, passa a frequentar então o ” Le Petit Conservatoire”, conservatório de canto dirigido pela cantora Mireille Hartuch. As aulas são, por vezes, veiculadas na TV francesa. São as primeiras aparições de Françoise na televisão, preservadas em vídeo. Nelas a tímida estudante apresenta versões embrionárias de canções que seriam sucesso pouco tempo depois.

Em junho de 1962, Françoise, já contratada, lança seu primeiro EP pela Vogue, dentro do selo ” Contact Avec…” que apresentava novos artistas. O disco trazia as canções “J’suis D’Accord”, “Oh Oh Cheri”, “Tous Les Garçons et les Filles” e “Il Est Parti Un Jour”. Surpreendendo a todos, o EP alcança grande sucesso com a canção “Tous les garçons et les filles” de autoria da própria cantora e vende mais de dois milhões de cópias, tornando-se um sucesso internacional. Era o começo do estrelato.

Ficha de Françoise Hardy no IMDB:
https://m.imdb.com/name/nm0362634/

Em “Gran Prix”, 1966:

Sobre a vinda ao Brasil, na Wikipedia:

(…) Em setembro de 1964, Françoise Hardy vem ao Brasil pela primeira vez. Faz shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Curiosamente, nesta viagem a cantora está acompanhada de sua mãe, Madeleine. O fato é relatado pela imprensa brasileira da época.

Em 1966 participou do filme estadunidense Grand Prix, e se apresenta no Festival Internacional de San Remo, na Itália, defendendo a canção “Parlami de Te”.

Em 1967 iniciou uma relação sentimental com o músico Jacques Dutronc, com o qual teve um filho, Thomas Dutronc, em 1973 .

Em outubro de 1968 Françoise volta ao Brasil para se apresentar no histórico III Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. Defende uma canção de sua autoria, “A Quoi Ça Sert”. Na volta à França, grava em francês a canção vencedora do festival, “Sabiá”, (La Mesange) de Antônio Carlos Jobim e Chico Buarque de Holanda. O álbum em que esta gravação está presente, “Comment Te Dire Adieu”, tem como “faixa título” uma canção estadunidense reescrita e rearranjada por Serge Gainsbourg, que torna-se um dos maiores hits da cantora.

Leia mais em
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7oise_Hardy

Cantando “Tous les garçons et les filles”:

.
Na TV brasileira, foi de Hardy o tema da personagem de Sonia Braga em Selva de Pedra (1972): “La Question”.

.
Outro clássico de Hardy, “L’amitié” (1965):

.
“Voilá” (1967):

~ por Tommy Beresford em junho, 11 2024.

Deixe um comentário