[Resenhas] Uma Ideia de Você

Uma Sessão da Tarde como a gente gosta, ainda que com pimenta – e ainda assim Sessão da Tarde. É bom assistir a filmes assim, mesmo que a gente já antecipe o que vai acontecer; a questão do etarismo é a parte mais clichê do clichê neste caso. No final das contas, Anne Hathaway é maior que “Uma Ideia de Você”. Mesmo nas cenas em que já sabemos o que vai acontecer, o espectador respira com ela, chora com ela, sorri com ela. E aí, tchanan, Nicholas Galitzine também é maior que o filme – e, não negue, todos nós já sabíamos disso quando vimos “Vermelho, Branco e Sangue Azul”. Com aquela cara de bebê chorão, ele mais uma vez magnetiza, e eis ali, rolando na nossa fuça, a química mais que óbvia entre dois grandes atores.

É óbvio mas é divertido, é óbvio mas é bem escrito (embora alguns diálogos sejam “mas hein?”), e é mais do que óbvio que precisamos de comédias românticas – e eu já escrevi isso em outra resenha recente. “Ainnnn, mas Anne Hathaway continua parecendo jovenzinha”, e daí? Sorte dela que não virou um tribufu, ora, deixa ela. Soaria falso se a tivessem caracterizado como a senhora com dificuldades auditivas da praça aos (no filme, pelo menos) 40 anos. “Ainnnn, mas ela já tem um Oscar”, e daí? Você tem? Ela mesma declarou que escolheu fazer o filme para se divertir… e se você, crítico espectador problematizador, não se divertiu um tiquinhozinho nem se emocionou com uma semi-lagriminha, ora ora, vamos procurar uma terapia?

A propósito, a parte da “pimenta” nem é tããão pimenta assim, mas é bom ver que o cinema americano pode “permitir” (audácia da pilombeta) preliminares com um orgasmo fast-quick que não seja masculino. Por falar em “alimentação” (ops), a cena do sanduíche é simplesmente maravilhosa.

Não acho que o filme vá provocar qualquer debate, então eu somente reforço: divirta-se apenas, e releve as falhas; o ato final, a propósito, não precisava ser [alerta de spoiler] tão curto, acaba resultando meio “sei lá”, mas ao mesmo tempo é meio “ufa, grazadeus”, como a gente quer/precisa que as comédias românticas terminem. Adaptado do romance de Robinne Lee (e este inspirado em uma fanfic da banda OneDirection), “Uma Ideia de Você” vai divertir você e aquecer seu coração. Chorei baldes, evidentemente.

Tommy Beresford

~ por Tommy Beresford em maio, 31 2024.

Deixe um comentário