XIX Mostra de Cinema de Ouro Preto: De 19 a 24.06.2024

A 19a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece entre os dias 19 e 24 de junho de 2024, celebra o cinema de animação e presta homenagem ao artista, animador e cineasta Alê Abreu, diretor indicado ao Oscar por “O Menino e o Mundo”:

A 19a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada entre os dias 19 e 24 de junho na cidade histórica mineira. Seu eixo de programação é único no cenário audiovisual do país ao reunir três temáticas: Preservação, História e Educação. Cada uma delas tem uma curadoria responsável, que anualmente propõe reflexões, resgates e perspectivas a partir de filmes, debates, masterclasses, encontros e oficinas. Toda a programação é gratuita.

Em 2024, a Temática Histórica traz ao centro da Mostra o conceito “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. Será discutido um estilo de produção que há mais de um século vem existindo e resistindo, sobrevivendo contra limitações técnicas e econômicas no país e sendo movida pela paixão heroica e autodidata de algumas iniciativas ao longo da maior parte de sua história. A animação brasileira é marcada por descontinuidades nas carreiras da grande maioria de seus realizadores e por casos de títulos isolados de alguns; mesmo assim, segue persistente e permanente, sobretudo no curta metragem, seu principal meio expressivo, com uma dimensão estética e cultural considerável.

“Aos trancos e barrancos, em algumas obras específicas ou no conjunto em diferentes décadas, a animação brasileira chega a 2024 com tantos orgulhos e muitas demandas”, comenta Cléber Eduardo, curador da Temática Histórica, que este trabalhou junto ao pesquisador e animador Fábio Yamaji. A dupla montou uma grade de programação representativa do cenário expressivo da animação no audiovisual brasileiro através dos tempos, em sessões de curtas e longas-metragens dos mais variados estilos, formas e criações. “São produções desenvolvidas e exibidas em diferentes décadas, de modo ao espectador ter contato com técnicas, desenhos, cores, movimentos e personagens distintos”.

A CineOP pretende destacar ainda trabalhos de pesquisa e iniciativas de visibilidade ao formato, como a Associação Brasileira de Cinema de Animação, o festival Anima Mundi e a implantação da Lei da TV Paga, que impulsionou a presença de produções animadas em praticamente todos os canais de exibição doméstica. Além disso, o homenageado da edição será o animador Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo” longa-metragem lançado em 2013 que teve repercussão internacional e foi indicado ao Oscar de melhor animação, Alê tem uma trajetória marcada pela inventividade e por dedicação total ao gênero. Aos 53 anos, trabalha há três décadas em animação, desde quando lançou o primeiro curta-metragem, “Sirius” (1993).

Alê Abreu

“Embora tenha atuado em diferentes atividades relacionadas ao desenho e à ilustração, em livros, publicidade e séries, Alê é a assinatura mais reconhecida dos últimos anos do cinema de animação no Brasil, especialmente por fugir dos padrões uniformizantes e industriais, com muita ênfase na visualidade e na criação de mundos próprios, que se nutrem relações com a realidade”, destaca Cleber Eduardo, curador da Temática Histórica da CineOP. Ele trabalhou nesta edição com o cineasta Fábio Yamaji, estudioso de animação no Brasil.

Ambos definiram o nome de Alê Abreu a partir também da percepção de que se trata de um diretor e criador singular na própria cinematografia do país. “Após ‘O Menino e o Mundo’, Alê se tornou emblema e sinônimo de criatividade formal que vem de suas três décadas de trabalho. A homenagem está ancorada principalmente nessa trajetória, e sim no percurso autoral de um processo que, se tem ainda poucos filmes, é especialmente coerente e obsessivo”, completa o curador.

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online
https://cineop.com.br/

~ por Tommy Beresford em maio, 26 2024.

Deixe um comentário