Gloria Maria (1949-2023)

Gloria Maria

De acordo com o portal G1, a jornalista Glória Maria, um dos ícones do telejornalismo, faleceu no Rio em 02.02.2023:

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”, prossegue o texto.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.”

Glória foi pioneira inúmeras vezes. Foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira. Mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa.”

Leia mais clicando aqui.

Gloria deixa duas filhas. Em junho de 2009, adotou as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d’Água.

Gloria Maria, a mãe e as filhas

Ainda da matéria do G1:

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou, ao Memória Globo.

Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel.

Gloria Maria

Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. Em uma época sem internet, era ouvindo as frequências da polícia que se descobria o que acontecia na cidade. Fazer uma ronda de telefone, ligando para batalhões e delegacias, também era tarefa de um radioescuta.

Gloria Maria

Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”.

Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio — coube a ela a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua.

No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

Gloria Maria e Mick Jagger

Leia também:
Glória Maria entrevistou Madonna, Freddy Mercury, Mick Jagger e ganhou beijo de Michael Jackson

Gloria Maria e Michael Jackson

No Terra:

Na carreira, Glória também apresentou, entre outros, o “Jornal Hoje”, “Fantástico” e o desfile das escolas de samba do Rio, em 2001. Na Globo desde 1971, a jornalista fez história na TV, seja por ter sido a primeira repórter a aparecer em link ao vivo e em cores do “Jornal Nacional”, seja por suas grandes reportagens, realizadas em mais de 100 países.

Leia mais clicando aqui.

Gloria Maria namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck. Antes, no início dos anos 1970, ela teve um relacionamento amoroso com José Roberto Marinho, filho de Roberto Marinho, fundador da Rede Globo.

Gloria Maria e Eric Auguin

Leia também:
‘Sinônimo de competência’, ‘ícone’, ‘guerreira’: famosos lamentam morte de Glória Maria

Outro trecho da matéria do G1, relembrando grandes matérias:

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Com a cantora, teve um encontro que ela define como especial. “Eu saí daqui, e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”. Ao chegar, Glória Maria foi informada de que tinha quatro minutos para entrevistar Madonna.

A repórter conta que entrou em pânico. Mas, na hora, falou: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos.” Para sua surpresa, a estrela virou-se para a equipe técnica e disse: “Dê a ela o tempo que ela precisar.”

Veja o vídeo clicando aqui.

Gloria Maria e Madonna

Para o Fantástico, a jornalista viajou por mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente, quando mostrou um mundo novo ao telespectador.

Foi a repórter que entrou no ar ao vivo, na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977, mostrando o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro, em um fim de semana. Naquele dia, foram usados equipamentos portáteis de geração de imagens.

Na primeira cena, a lâmpada queimou e a repórter passou seu primeiro sufoco no ar.

“Eu estava dura, rígida, porque não podia errar. Era a primeira entrada ao vivo. Faltavam cinco, dez minutos, era o técnico que ficava com o fone para me dar o ‘vai’. Quando a lâmpada queimou, faltava um minuto para a entrada ao vivo. O jeito foi acender a luz da Veraneio (carro usado pela emissora nas reportagens).” O repórter cinematográfico e a repórter tiveram que ficar de joelhos, com o farol no rosto de Glória Maria, e a matéria entrou no ar.

Gloria Maria e Freddie Mercury

A jornalista cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Em 2007, ao lado do repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues, a jornalista realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira. Foi uma reportagem no Fantástico sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos índios Kamaiurás, no Alto Xingu.

Gloria Maria

Texto de Miriam Leitão sobre Gloria Maria:

Na primeira dinâmica de grupo em uma faculdade do subúrbio do Rio, as três únicas estudantes negras disseram ao serem perguntadas quem era referência na profissão: ‘Glória Maria’.

Era 1997, antes das cotas. Era uma época que não se via muitos jornalistas pretos. Muito menos na televisão. Até hoje, nas redações, os negros não passam de 10%.

“Racismo dói a alma. Quem não é preto nunca vai entender isso”, disse ela em uma entrevista.

Quem não é preto nunca vai entender o que era ver uma mulher preta na televisão nos anos 80. Era ela, única. A presença dela tornava o sonho possível de meninas pretas.

Para mim, a fase mais incrível era ver uma jornalista preta se divertindo. Viajando, sorrindo e vivendo aventuras. Geralmente, o papel do negro é relegado e resumido a falar sobre os assuntos mais complicados. Os temas mais dolorosos. O racismo é sempre para o preto comentar, como se não fosse um problema dos brancos. A dor do preto é estimulada e aplaudida pelo país com a repetição incessante de cenas de sofrimento.

Glória Maria ousou sorrir na televisão em e para um país racista. Contra tudo e contra todos.

Gloria Maria

É deste sorriso que sempre vou lembrar.

Fonte: Globo Online.

Trecho do Roda Viva com Gloria Maria, em março de 2022, dez meses antes do falecimento:

Update – Alguns depoimentos:

~ por Tommy Beresford em fevereiro, 02 2023.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: