[Cinemas Antigos] Fim do Anexo, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, São Paulo)

De acordo com o portal G1, a unidade do Espaço Itaú de Cinema conhecida como Anexo deve deixar de existir durante o ano de 2022 por conta de empreendimentos imobiliários:

Aos poucos, uma das ruas mais culturais e pulsantes da capital paulista está dando lugar a empreendimentos imobiliários e isso inclui um cinema alternativo que se instalou na Rua Augusta em 1995: a unidade do Espaço Itaú de Cinema conhecida como Anexo.

Antes, o Instituto Goethe já usava o casarão, da década de 1950, para exibir filmes em 16mm do cinema novo alemão. O piso ainda é da cerâmica original. No jardim dos fundos, funciona um café.

O Anexo tem duas salas de exibição. Parece pouco, mas com um significado enorme.

O cineasta Ugo Giorgetti falou sobre a importância desse espaço: “Os cinemas que você pode circular como de nível, não passam de 12 salas, 13 salas. Então, quando você perde duas salas, é uma perda muito grande.”

“Quando você pensa, você pensa no imediato, vai fechar um cinema. Mas não é que vai fechar um cinema, fecha a memória do Goethe, fecha a memória de muitos filmes, e depois tem as memórias pessoais. Quantas pessoas você conheceu lá, que influenciaram a sua vida, que, talvez, transformaram sua vida?

Este cinema é um anexo de um outro maior, que fica do outro lado da rua. Geralmente, os filmes que saem de cartaz por lá, ganham uma sobrevida do lado de cá e são exibidos por mais tempo. Mas o espaço está com os dias contados.

Leia mais e assista ao vídeo clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em maio, 13 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: