Alec Baldwin: Falha em arma cenográfica mata diretora de fotografia

Alec Baldwin

Um caso que precisa ser muito bem apurado. De acordo com o site Splash na noite de 21.10.2021, uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente ocorrido em 21.10.2021 no set do filme “Rust”, faroeste estrelado por Alec Baldwin que está sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A polícia confirmou à Fox News que Alec foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica:

“Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse um porta-voz de Baldwin à revista People, sem entrar em detalhes.

Os investigadores informaram que a arma de fogo era usada durante as filmagens quando foi disparada por Baldwin, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor Joel Souza. Os detetives buscam descobrir como e qual tipo de projétil foi disparado, disse o xerife responsável pela investigação à Fox News.

(…) A arma cenográfica é semelhante a uma arma de fogo normal, mas não tem a nocividade intencional da arma real correspondente. No teatro, por exemplo, as armas de “adereço”, como podem ser chamadas, são quase sempre réplicas não operáveis ou têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas. O caso vai para perícia.

Leia mais clicando aqui.

Halyna Hutchins era uma promissora diretora de fotografia, premiada em 2019 (English Riviera Film Festival) por “Treacle“.

Halyna Hutchins

Na Variety:
Alec Baldwin Fired Prop Gun That Killed Cinematographer Halyna Hutchins, Injured Director

No one was arrested in the incident, and no charges have been filed, the office said. Detectives were interviewing witnesses, and the incident remains under an “open and active” investigation, according to the Sheriff’s office.

Ficha de Halyna Hutchins no IMDB:
https://www.imdb.com/name/nm5035099/

Update 11.11.2021 – Leia também:
Rust: Mais problemas, mais polêmicas

Halyna Hutchins

No site Metropoles:

Halyna Hutchins, de 42 anos, foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, onde morreu. Joel Souza foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, e segue tratando se ferimentos, segundo a Delegacia da Comarca da cidade.

Leia mais clicando aqui.

Joel Souza

De acordo com o portal G1, o jornal “New York Times” procurou representantes do ator e da produção, mas não recebeu resposta:

“Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”, afirmou a polícia.

De acordo com fontes do site especializado Deadline, Souza foi atingido no ombro.

A produção de “Rust” foi paralisada.

O filme de velho oeste estrelado e produzido por Alec Baldwin tem no elenco ainda Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”).

Leia mais clicando aqui.

Alec Baldwin, atualmente com 63 anos, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho no filme “The Cooler – Quebrando a Banca” (“The Cooler”, 2003) e três vezes vencedor do Golden Globe como Melhor Ator em televisão por seu trabalho em “30 Rock” (2007, 2009 e 2010). Além disso, é vencedor de oito Screen Actors Guild, dos quais sete foram na categoria Melhor Performance de um Ator numa Série de Comédia em anos consecutivos.

Alec recentemente esteve em “Missão: Impossível – Efeito Fallout”, mas também esteve “Para Sempre Alice” (2014), “Blue Jasmine” (2013), “O Sucesso a Qualquer Preço” (1992) e “Uma Secretária de Futuro” (1988), entre muitos outros. Também dublou recentemente “O Poderoso Chefinho 2”.

—— Updates 22.10.2021 ——– Novas notícias sobre o caso.

No Globo Online:

Após disparos acidentais que mataram uma integrante da equipe do filme “Rust”, o ator norte-americano Alec Baldwin perguntou por que recebeu uma “arma quente” – que contém munição – e afirmou que nunca havia segurado uma similar, disse uma testemunha ao portal Showbiz 411.

(…) Em nota divulgada nesta quinta, a produtora do filme, Rust Movie Productions LLC, afirmou que “Todo elenco está devastado pela tragédia de hoje, e nós enviamos nossas condolências mais profundas condolências à família e os entes queridos de Halyna”. “Interrompemos a produção do filme por tempo indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé. Estamos providenciando aconselhamento psicológico a todos os envolvidos na produção do filme enquanto nos esforçamos para enfrentar esse terrível acontecimento”, continuou a nota.

Leia mais clicando aqui.

Primeiro depoimento do ator depois do acontecido:

Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna.

Leia mais clicando aqui.

Na Variety, já na manhã do dia seguinte:
Prop Gun That Killed Cinematographer on Alec Baldwin Film Contained ‘Live Single Round,’ Union Claims

Um trecho:

“A live single round was accidentally fired on set by the principal actor, hitting both the Director of Photography, Local 600 member Halyna Hutchins, and Director Joel Souza,” the union told members. “Both were rushed to the hospital. Unfortunately, we lost Sister Hutchins who passed from the wound.”

A tragédia lembra outro episódio fatal em sets de filmagens: a morte acidental do ator Brandon Lee, em 1993:

Brandon Lee, o filho do ator Bruce Lee, foi alvejado com um tiro na barriga. A arma cenográfica usada na cena, e disparada pelo ator Michael Massee, devia estar carregada com bala de festim, mas havia duas balas na pistola. Ninguém da produção do filme checou a pistola antes da gravação da fatídica cena.

(…) Duro de Matar foi o filme que levou Bruce Willis ao estrelato, mas que também o causou um permanente dano auditivo. Durante uma cena de tiroteio, Willis atira com uma arma debaixo de uma mesa. O som da arma saiu mais alto do que o esperado e o astro perdeu permanentemente dois terços da audição do ouvido esquerdo.

Leia mais sobre outros casos de acidentes graves nos sets de filmagens clicando aqui.

Leia também:
Alec Baldwin: o que são armas cenográficas e por que são perigosas

Um trecho:

“(…) A morte de Halyna destaca um problema com as armas cenográficas – mesmo sem uma ponta de bala, elas têm um poder enorme capaz de machucar e até matar.

Para aumentar o risco, alguns filmes usam “munição” extra para tornar o impacto visual e sonoro mais forte. Por isso, sets de filmagem geralmente têm regras rígidas sobre o uso dos instrumentos e contam com especialistas de produção que aconselham diariamente os atores sobre a utilização correta.

“Existem medidas básicas de segurança em cada set”, disse Mike Tristano à BBC, um armeiro que já trabalhou com Alec Baldwin no passado. “Você nunca aponta uma arma, mesmo que não seja uma arma de fogo, para qualquer outra pessoa. Estou perdido como isso pode ter acontecido e como poderia ter causado tantos danos”. (…)”

Fotos mostram Baldwin no set do filmagem depois da tragédia:

No site do jornal O Dia:

Em 2017, o ator compartilhou uma notícia no Twitter de um caso que ocorreu na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Um policial do local matou acidentalmente uma mulher e isso teve grande repercussão no país da América do Norte. “Imagino como alguém deve se sentir ao matar alguém acidentalmente”, escreveu Alec Baldwin ao comentar o acontecimento.

Leia mais clicando aqui.

Alec Baldwin nos bastidores da gravação de Rust

~ por Tommy Beresford em outubro, 22 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: