Dia do Cinema Brasileiro: 19 de junho

Muita gente não sabe, mas 19 de junho é Dia do Cinema Brasileiro. Foi neste dia que aconteceu a primeira filmagem feita no Brasil: a da baía da Guanabara, registrada em 19 de junho de 1898 por Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta do país.

No site do Itaú Cultural:

Em 19 de junho de 1898, a bordo do navio Brésil que vinha de Bordeaux, França, com destino ao Rio de Janeiro, estava o italiano Afonso Segreto. Na Europa, ele havia feito um curso de operação de cinematógrafos e, na travessia até o Brasil, trazia um dos tais aparelhos. Antes de desembarcar, Segreto registrou sua chegada. As imagens da Baía de Guanabara que o italiano gravou naquele dia seriam as primeiras gravadas em território nacional, marcando o início do cinema no país. Uma referência, o feito de Segreto transformou o dia 19 de junho na data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro.

Desde 1898, o cinema brasileiro cresceu intensamente e marcou a história da produção cultural brasileira com filmes de ficção e não ficção, documentários, longas e curtas-metragens dos mais diferentes gêneros.

Leia mais clicando aqui.

Uma matéria d’O Repórter Brasil em junho de 2019 sobre a data:

~ por Tommy Beresford em junho, 14 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: