Pietro Mário (1939-2020)

Pietro Mario

Perdemos nesta segunda, 31.08.2020, o eterno Capitão Furacão:

Pietro Mário Francesco Bogianchini nasceu na Itália em 29 de junho de 1939 e faleceu no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 2020. Ele foi ator, apresentador, dublador e produtor, popularmente conhecido por ter protagonizado o herói infantil Capitão Furacão por 5 anos na década de 1960, na Rede Globo, além de ter atuado em várias novelas da emissora, como Sinhazinha Flô, Olhai os Lírios do Campo e Eu Prometo, entre outras. Como dublador, destaca-se o personagem Tony Soprano (James Gandolfin) na série The Sopranos.

No cinema, em 1968, participou de “A Noite do Meu Bem” e, em 1972, de “Os Machões”, entre diversos outros filmes, como o recente “Maresia”. Nos últimos anos, participou, na Rede Globo, das novelas “Êta Mundo Bom!” (2016), “Novo Mundo” (2017) e “Deus Salve o Rei” (2018).

Segundo informações preliminares, Pietro foi internado em maio de 2020 com Covid-19 e desde então lidava com as complicações da doença.

Pietro Mário e Elizângela

Alguns trabalhos como dublador (fonte: Memórias Cinematográficas):

Do mesmo site:

Na televisão, estreou na TV Rio e em 1965 foi um dos primeiros contratados pela recém inaugurada Rede Globo, após passar nos testes para apresentar o programa infantil Capitão Furacão, que ele comandou por cinco anos.

Na atração, Pietro contava histórias e apresentava desenhos, e apesar de ter apenas 26 anos de idade na época, ficou no imaginário das crianças como um velho lobo do mar, caracterizado por uma forte maquiagem para envelhecê-lo. A atriz e cantora Elisângela, ainda adolescente era uma de suas grumetes.

Cansado de representar o mesmo personagem por cinco anos, o ator deixou a Globo rumo a TV Continental, onde também apresentou um programa por lá.

(…) Como dublador, Pietro Mário era um dos mais prolíferos profissionais da voz, tendo dublado personagens como O Capitão Caverna, Dom Pixote (substituindo Older Cazarré), Oscar (A Era do Gelo), Zé Buscapé, Bosley (As Panteras), Rafiki (O Rei Leão), Sultão (Aladdin), Tony Soprano (James Gandolfini, Família Soprano), Yoda (Star Wars), Tio Patinhas, e diversos personagens em Os Simpsons, além de muitos outros personagens.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em agosto, 31 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: