Black Lives Matter: A luta negra no cinema

Matéria de Léa Maria Aarão Reis no site Carta Maior relembra filmes agora disponíveis em plataformas digitais sobre a trajetória de luta contra a discriminação e marginalização dos afro-descendentes americanos:

Nesse acervo cinematográfico que reproduz a narrativa histórica das grandes revoltas de rua desde a Comuna de Paris basta uma fagulha para provocar o incêndio dos protestos inflamados e das grandes manifestações de massa.

Nos Estados Unidos, sempre foi a reconhecida atuação racista da polícia americana que, repetidamente, conseguiu e continua incendiando as comunidades negras do país. Hoje, não são apenas os negros os indignados. Latino-americanos, asiáticos e os pobres em geral são discriminados num sistema cada vez mais desigual.

A Primavera de Minneapolis de agora confirma: os espasmos de revoltas violentas – ou pacíficas, não importa – que de tempos em tempos ocorrem naquele país se originam no seco ressentimento de décadas passadas das populações negras e gestado até hoje, através dos tempos. A militante discursava, inflamada, se dirigindo às elites brancas, na TV: “Foram vocês que nos ensinaram a violência”.

O cinema acompanhou com alguns filmes agora disponíveis em plataformas digitais essa trajetória da luta corajosa, pontilhada de sangue, mortes, assassinatos, indiferença e menosprezo de políticos brancos, contra a discriminação e marginalização dos afro-descendentes americanos não alcançados até hoje pela tão cantada e decantada democracia norte americana.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também:
De Spike Lee a Jordan Peele: confira uma seleção de filmes, séries e docs sobre a tensão racial nos EUA

~ por Tommy Beresford em junho, 01 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: