Oscar 2019/2020: A Vida Invisível é o pré-candidato do Brasil a Melhor Filme Estrangeiro

A Academia Brasileira de Cinema fez coletiva em 27.08.2019 para o anúncio do longa-metragem brasileiro escolhido para concorrer a uma vaga entre os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2019/2010. “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, foi o escolhido. No portal G1:

“A Vida Invisível” foi o filme indicado pelo Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2020. Ele disputou com outros 11 concorrentes e tenta agora uma dos cinco indicações na categoria de Melhor Filme Internacional, antes chamada Filme em Língua Estrangeira.

Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, o filme narra a trajetória de duas irmãs cariocas nos anos 1950, com “sonhos soterrados pelo peso de uma sociedade machista”.

Fernanda Montenegro e Carol Duarte dividem o papel de Eurídice. O filme tem estreia prevista para novembro no Brasil e foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

Baseado no romance de Martha Batalha, “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, a ideia era dar voz às mulheres, segundo o cineasta. Foi também uma forma de homenagear sua mãe, que o educou sozinha, e sua avó que viveu 108 anos.

Fernanda Montenegro no filme

No UOL:

No entendimento de Karim Aïnouz, a obra é muito particular por abordar um tema universal sob um ponto de vista brasileiro. “É um filme que fala de questões muito importantes que a gente está vivendo no mundo ea gente fica muito feliz que esse filme em particular tenha sido escolhido para representar o Brasil no Oscar. Vamos levar um pouquinho dos nossos trópicos, da resistência da gente para fazer jus ao trabalho do cinema brasileiro como um todo”, declarou o diretor ao UOL em conversa por telefone logo após a indicação.

Ainda emocionado com a notícia da escolha, Karim falou sobre como a recepção internacional — o filme foi premiado em Cannes e nos festivais de Munique e Lima — já trazia indicativos do potencial de A Vida Invisível como história global.

“É de fato uma história que conversa com o mundo. Ela se provou. A gente acabou de ganhar um prêmio de público em um festival no Peru. Quando o filme foi vendido para a China, os distribuidores falaram até de fazer um remake, pois ele fala muito com o público chinês e com a história das mulheres da China. São indicadores de que ele fala universalmente.”

Leia mais clicando aqui.

Karim Aïnouz

Também concorriam: A Última Abolição, de Alice Gomes; A Voz do Silêncio, de André Ristum; Bacurau, de Kleber Mendonça Filho; Bio, de Carlos Gerbase; Chorar de Rir, de Toniko Melo; Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai; Humberto Mauro, de André Di Mauro; Legalidade, de Zeca Brito; Los Silencios, de Beatriz Seigner; Simonal, de Leonardo Domingues; e Sócrates, de Alex Moratto.

O evento aconteceu na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, São Paulo. Os especialistas responsáveis pela seleção foram indicados pela Academia Brasileira de Cinema.

Leia também:
Festival de Cannes 2019: Karim Aïnouz premiado

~ por Tommy Beresford em agosto, 27 2019.

Uma resposta to “Oscar 2019/2020: A Vida Invisível é o pré-candidato do Brasil a Melhor Filme Estrangeiro”

  1. Quero assistir ,espero que venha para circuito ,assim como Bacurau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: