Silvia Cruz: Do hobby ao empreendimento em cinema

Silvia Cruz

O site Universa conta a história da paulistana Silvia Cruz, hoje com 37 anos, que descobriu que gostaria de fazer do cinema, antes um hobby, seu ganha-pão. Cinéfila desde criança, por influência do pai, acabou fundando a Vitrine, distribuidora de filmes, sobretudo brasileiros:

“Na faculdade, eu sempre fazia estágios em marketing e, ao final do curso, quando estava fazendo o TCC, precisei elaborar um plano de negócios e abrir uma empresa. Optei por um complexo de salas de cinema e, em contato com um orientador externo, que trabalhava com distribuição de filmes, ingressei nessa área. Após um tempo, decidi abrir meu próprio negócio”, lembra.

Silvia conta que, depois de formada, passou por algumas empresas de cinema conhecidas, como Pandora Filmes, Europa Filmes, Coração da Selva e até mesmo pelo HSBC Belas Artes (atual Petra Belas Artes). Assumiu cargos como assistente de marketing e coordenadora de lançamentos. A Vitrine, sua distribuidora, ela abriu em 2010, após participar de um festival de cinema em Tiradentes (MG) e conhecer uma nova geração de diretores brasileiros.

“Na época, eu já vinha acompanhando essa nova leva de cineastas, que tinham a mesma idade que eu e estavam lançando seus primeiros longas. Mas percebi que não havia nenhuma distribuidora atenta ou a fim de trabalhar com os chamados filmes independentes brasileiros. Então, a partir disso, decidi criar a Vitrine Filmes.”

Ela compara o negócio ao trabalho de uma editora de livros. Se uma editora recebe obras escritas por autores independentes e, antes de publicá-los, os avalia para se certificar de seu potencial lucrativo, em se tratando da distribuidora, ela recebe filmes nacionais e os avalia antes de distribuí-los em diversos meios. Havendo certeza de que o filme vai estrear, ele entra na programação do cinema e 50% do valor arrecadado com a venda de ingressos fica com Silvia, que também divide seu percentual com produtores e investidores.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em julho, 21 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: