Bibi Andersson (1935-2019)

Bibi Andersson

Bibi Andersson

Bibi Andersson, atriz de vários filmes de Ingmar Bergman (“O Sétimo Selo”, “Morangos Silvestres”, “No Limiar da Vida”, entre outros), faleceu em 14.04.2019 aos 83 anos, segundo informou sua filha Jenny Grede Dahlstrand à AFP:

Andersson estrelou vários clássicos de Bergman, como “O Sétimo Selo” (1957), “Morangos Silvestres” (1957) e “Persona” (1966).

A atriz começou a trabalhar com o diretor quando tinha apenas 15 anos de idade, em vários anúncios da marca de sabonetes sueca “Bris”, dirigidos por ele.

Ela recebeu vários prêmios, entre eles o Urso de Prata de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 1963 por seu papel em “A amante”, de Vilgot Sjoman (1962).

Leia mais clicando aqui.

No portal G1:

Berit Elisabeth Andersson, seu nome de batismo, estreou nas telas aos 15 anos, em uma propaganda dirigida por Bergman. Depois, se formou como atriz no Teatro Dramático Real, o prestigiado Dramaten, e apareceu em vários filmes de Bergman, entre eles “O sétimo selo”, “Morangos silvestres” e “Quando duas mulheres pecam (Persona)”. Foi o seu papel neste último filme que fez com que ela ganhasse o Guldbagge, o maior prêmio do cinema sueco, destaca a agência EFE.

Bibi Andersson e Liv Ullmann em Persona, 1966

Bibi Andersson e Liv Ullmann em Persona, 1966

Tal sucesso abriu caminho para o início de uma carreira internacional, que incluiu trabalhos com cineastas como John Huston (“Carta ao Kremlin”) e Robert Altman (“Quinteto”).

A partir do final dos anos 80, centrou sua carreira na TV e no teatro, onde voltou a fazer parcerias com Ingmar Bergman.

Leia mais clicando aqui.

No The New York Times:
Bibi Andersson, Luminous Presence in Bergman Films, Dies at 83

~ por Tommy Beresford em abril, 14 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: