Stanley Donen (1924-2019)

Stanley Donen

Stanley Donen

De acordo com o El Pais, Stanley Donen, diretor de ‘Cantando na Chuva’, ‘Um Caminho para Dois’, ‘Charada’ e ‘Sete Noivas para Sete Irmãos’, entre outros grandes filmes, faleceu aos 94 anos:

Stanley Donen, o último dos míticos diretores da Hollywood dourada, faleceu no sábado, como confirmou um de seus filhos a Michael Phillips, crítico do jornal norte-americano Chicago Tribune. Codiretor ao lado de Gene Kelly de Um Dia em Nova York e Cantando na Chuva, e responsável por Cinderela em Paris, Charada, Um Caminho para Dois e Feitiço do Rio, com Donen desaparece uma forma de se fazer cinema surgida dos grandes estúdios. Por isso não rodou nenhum filme desde o lançamento de Feitiço do Rio em 1984. “Querem que eu volte a fazer meus velhos filmes, mas já estão feitos”, dizia.

Donen nasceu em Columbia (Carolina do Sul) em 13 de abril de 1924, mas dizia que na verdade viu a luz quando, com nove anos, viu Fred Astaire e Dolores del Río dançarem em Voando para o Rio: “Para mim, parecia que a vida valia a pena ser vivida graças a Fred Astaire”. Sua infância foi marcada pela monotonia da pequena comunidade sulista, além de um certo isolamento social por sua ascendência judaica. Desde criança estudou música, piano e clarinete, obrigado por seu pai, até que em plena adolescência decidiu imitar Astaire e focar no sapateado. Com 16 anos foi para Nova York, onde um ano depois estreou na Broadway como garoto do coro na obra Meus Dois Carinhos, onde trabalhou com Gene Kelly, o protagonista, e George Abbot, que a dirigiu, e com a ajuda dos dois passou de bailarino a coreógrafo.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em fevereiro, 24 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: