Tom Wolfe (1931-2018)

Tom Wolfe

Tom Wolfe

De acordo com o portal G1, o escritor americano Tom Wolfe morreu em 14.05.2018 aos 87 anos. Ele estava internado em um hospital de Manhattan para se tratar de uma infecção, segundo sua agente, Lynn Nesbit:

Considerado um dos maiores e mais inovadores nomes do jornalismo do século 20, Wolfe morava em Nova York desde 1962, quando foi contratado pelo jornal “The New York Herald Tribune”.

Ele foi um dos autores mais influentes do new journalism (ou jornalismo literário), o movimento que revolucionou a escrita de não ficção a partir da década de 1960 e que teve como expoentes Gay Talese, Truman Copote (1924-1984) e Norman Mailer (1923-2007).

Em suas obras, esses autores passaram a tratar o jornalismo como uma forma de arte ao aproximá-lo da literatura. Usavam técnicas e recursos de narrativa e de edição até então associados a romances, contos e ensaios.

Leia mais clicando aqui.

Tom Wolfe escreveu obras de ficção, como “A fogueira das vaidades” (1987). O romance foi adaptado para o cinema em 1990, em filme homônimo dirigido por Brian De Palma e estrelado por Tom Hanks, Bruce Willis e Melanie Griffith.

Outra obra de Wolfe que virou filme foi “Os eleitos” (Rocco). Chamado “Os eleitos – Onde o futuro começa” (1983), o longa com Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris e Dennis Quaid ganhou quatro estatuetas do Oscar.

Leia também:
Cinema foi um tanto ingrato com o trabalho de Tom Wolfe
‘O Mestre dos Gênios’ é retrato raso da relação entre escritor e editor

Tom Wolfe

Tom Wolfe

~ por Tommy Beresford em maio, 15 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: