José Louzeiro (1932-2017)

José Louzeiro

José Louzeiro

De acordo com o Globo Online, faleceu em 29.12.2017 o escritor e jornalista José Louzeiro, autor de roteiros e textos que inspiraram diversos filmes, como “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, “O Homem da Capa Preta” e “Amor Bandido”:

O jornalista e escritor maranhense José Louzeiro, de 85 anos, faleceu hoje, no Maranhão. Louzeiro trabalhou em diversos veículos de comunicação do país, como nos já extintos revista “Manchete”, “Última Hora” e “Correio da Manhã.

Ele escreveu mais de 50 livros e cerca de 10 roteiros para o cinema. O filme “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia”, dirigido por Hector Babenco, em 1976, é baseado num livro de Louzeiro.

A nota foi encontrada aqui.

No Wikipedia:

José de Jesus Louzeiro escreveu telenovelas como “Corpo Santo” e “Guerra sem Fim”. Sua telenovela “O Marajá”, uma comédia baseada no governo de Fernando Collor de Melo, foi proibida de ir ao ar.

Na literatura, estreou com o conto Depois da Luta, em 1958, no cinema escreveu os diálogos do filme: Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, baseado no romance de sua autoria lançado em 1976 pela editora Civilização Brasileira. Escreveu outros livros sobre casos policiais famosos como o Caso Araceli e o assassinato de Cláudia Lessin Rodrigues. O romance reportagem Aracelli, meu amor, foi censurado durante a ditadura militar a pedido dos advogados dos acusados. Em Carne Viva (1988) traz personagens e situações que lembram as mortes de Zuzu Angel e seu filho, Stuart.

~ por Tommy Beresford em dezembro, 29 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: