Solange Badim (1964-2017)

Solange Badim

Solange Badim

Faleceu em 29 de setembro de 2017 a atriz Solange Badim, de novelas como “Salve Jorge” e peças de sucesso como “Rádio Nacional” e “Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio”. Solange estava internada no Hospital Badim, na Tijuca, por conta de um câncer em estado avançado e faleceu por volta das 18h40. O velório da atriz será neste sábado partir das 9h, no Cemitério do Catumbi e o corpo será cremado às 16h.

Solange era uma atriz premiada no teatro:

Em 2015, pelo musical “As Bodas de Fígaro”, em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, foi vencedora do Prêmio Cesgranrio de Melhor Atriz de Musical, mas precisou ser substituída por motivo de doença. Já havia ganho, 20 anos antes, o Prêmio Cultura Inglesa por “As Armas e o Homem de Chocolate”.

Primeiras notícias sobre a morte da atriz, no Facebook:

Também no Twitter:

Solange nasceu em 16 de abril de 1964 e foi essencialmente uma atriz de teatro. Já em 1987 recebeu duas indicações ao Prêmio Mambembe, por “Sujô no Olimpo” e “A Gata Borralheira”. Na TV, estreou na Globo em 2001 em “Porto dos Milagres”, mas se tornou bastante popular quando interpretou Delzuíte em “Salve Jorge”:

Solange Badim como Delzuíte

Solange Badim como Delzuíte

Em 2016, participou de “A Reunificação das Duas Coreias”, de Rubem Fonseca, com Louise Cardoso:

O artigo “Solange Badim não sai dos palcos desde a década de 80”, de Daniel Schenker escrito em 2009, fala sobre a carreira da atriz que era também exímia cantora:

(…) Solange Badim começou a fazer teatro em 1979, no Colégio Andrews, como aluna de Miguel Falabella e Maria Padilha. Foi no Andrews que conheceu Gustavo Gasparani, ator e um dos autores (ao lado de Eduardo Rieche) de Oui oui…

Na verdade, quando comecei a fazer teatro no colégio, Solange tinha acabado de sair conta Gasparani. Mas logo passamos a desenvolver projetos juntos. Participamos de uma peça, Irmã Maria Inácio explica tudinho para você, que foi censurada. Dirigi-a em Galinhas, um melodrama de penas e Marcedes de Medellin. Em Arca de Noé, fizemos um casal. E agora temos um affair em Oui oui, eu como Cristo Redentor e ela como Torre Eiffel.

Na virada da década de 70 para a de 80, a cena era tomada por grupos jovens e promissores, como Asdrubal Trouxe o Trombone, Pessoal do Despertar e Manhas e Manias. Falabella e Padilha, por exemplo, eram do Despertar. Paulo Reis, com quem Solange viria a trabalhar em outro grupo, o Marxmellow Internacional Troupe, também. No Marxmellow, ela conheceu Claudio Torres Gonzaga e firmou parceria em montagens como a de A mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues (1912-1980).

Produzi este espetáculo. Aldir Blanc e Edu Lobo criaram músicas e Soraya Ravenle cantava relembra Solange.

À medida que o tempo passou, a atriz entrou em contato com diretores e dramaturgos diversos: João Bethencourt (1924-2006) em Bonifácio Bilhões Domingos Oliveira As guerreiras do amor Cecil Thiré Sonhos de um sedutor Hamilton Vaz Pereira O máximo e Sergio Britto Cafona, sim, e daí?. Guarda boas recordações de todas as empreitadas.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Em setembro de 2015, “Tem um Psicanalista na Nossa Cama” ganhou, pelas mãos de Gláucia Rodrigues, uma nova versão brasileira, e ficou em cartaz no teatro Vannucci, estrelado por Solange, Lucci Ferreira e Cristiano Gualda.

Tem um Psicanalista na Nossa Cama

Tem um Psicanalista na Nossa Cama

Mas seu maior êxito no teatro veio como uma das protagonistas de “Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio”, de 2012.

Vanessa Gerbelli (Emilinha), Solange Badim (Marlene) e a própria Marlene em Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio

Vanessa Gerbelli (Emilinha), Solange Badim (Marlene) e a própria Marlene em Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio

~ por Tommy Beresford em setembro, 29 2017.

Uma resposta to “Solange Badim (1964-2017)”

  1. Que triste, uma bela atriz ,partir tão nova😢😢 Descansa em paz.Que Deus te receba de de braços abertos,querida !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: