Desabafo: Novo filme de Márcio Venturi

Inez Viegas

Inez Viegas

O longa-metragem “Desabafo”, filme de micro orçamento com produção iniciada com crowdfunding e estrelado por Inez Viegas e Fernando Alves Pinto, acaba de ganhar o selo do Canal Brasil:

O filme é uma adaptação da peça teatral ”Extravagância Brasileira”, de Wilson Sayão, e se divide em três episódios com as histórias de três famílias de classes sociais distintas. O primeiro episódio, Caviar e Champagne, é uma comédia que retrata a vida de um casal que vive de rendas, sofre de tédio, e que bebe muito para passar o tempo e suportar a crise que enfrenta. Na sequencia nos deparamos com Sanduíche e Coca- Cola, episódio dramático que mostra um casal de classe média morando em um condomínio com vários apartamentos e muita área de lazer e que, mesmo criando dois filhos, não consegue ocupar o vazio de seus corações. Já Pão e Água, que encerra o longa, é uma tragédia que ilustra as dificuldades da classe baixa. A constante falta de recursos, aliada a uma repentina (mas usual) demissão do emprego misturadas a exigente rotina de cuidar de um filho recém-nascido, consomem as forças físicas e psíquicas de um casal da periferia, e isso os leva a ultrapassar muitos limites.

Inez Viegas, que não só protagoniza o filme como também é sua produtora, teve contato com o texto de Wilson Sayão quando era integrante do grupo teatral Tá Na Rua, dirigido por Amir Hadad. No início dos anos 1990 o renomado diretor levou ao palco a peça Extravagância Brasileira com o titulo Uma Casa Brasileira com Certeza, e Sayão recebeu o prêmio Shell de melhor texto naquela ocasião. Sobre o texto, aliás, nas palavras de Hadad – é um estudo em profundidade, um corte transversal da estratificação social brasileira. Com intensa participação em cinema, Fernando Alves Pinto já conta 33 filmes em sua carreira, destacando-se Dois Coelhos, de Afonso Poyart; Terra Estrangeira, de Walter Salles e Quase Dois Irmãos, de Lúcia Murat.

~ por Tommy Beresford em julho, 21 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: