Curta em Cena: Negros do Cedro na TV Brasil

O documentário Negros do Cedro é o tema do programa Curta em Cena que vai ao ar em 04.07.2017, às 23h30, na TV Brasil. O cineasta, diretor, professor e roteirista Joel Zito Araújo é convidado do programa para falar do filme, que foi realizado em 1998 por Manfredo Caldas, morto no ano passado. Curta em Cena é uma das novas atrações na grade da TV Brasil. O programa é apresentado pela jornalista Tâmara Freire:

Negros de Cedro fala sobre a história de uma comunidade negra, descendentes de ex-escravos, que vivem no interior do estado de Goiás, na divisa com Minas. Eles foram comprando as terras aos poucos e começaram a trabalhar nela. Mas a região se tornou decadente no final dos anos 90, colocando em risco o sustento da comunidade local. É a lenta agonia de uma comunidade negra isolada nos confins do Estado de Goiás.

O cineasta paraibano Manfredo Caldas, de 69 anos, morreu em novembro de 2016. O documentarista, que vivia em Brasília desde 1995, acumulou inúmeros prêmios em sua carreira e consagrou-se na história do cinema brasileiro. Entre suas obras, destaca-se o “Romance do Vaqueiro Voador” (2008). O filme, inspirado no cordel de João Bosco Bezerra Bonfim, conta a história dos operários que construíram a capital da República. Foi fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) .

Apontando como um dos cineastas mais importantes do país, Zito Araújo é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de aliar os elementos cinematográficos às questões sociais. E no Curta em Cena desta terça, ele comenta os aspectos sociais de Negros do Cedro, com reflexos sobre etnia, política e condição socioeconômica.

Curta em Cena
04.07.2017, às 23h30, na TV Brasil

~ por Tommy Beresford em julho, 04 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: