Canhão de Boca: Documentário na TV Brasil em 12.06.2017

“Canhão de Boca”, um documentário de 52 minutos, realizado por Ângelo Lopes e produzido por Samira Pereira, da produtora O2, que aborda a construção da liberdade em Cabo Verde a partir dos programas de rádio, é o documentário desta semana financiado pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e que será exibido na segunda, 12.06.2017, às 23h, na TV Brasil:

O filme inédito fala sobre a criação da Rádio Libertação, em 1967, para difundir os ideais do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC).

O fundador do PAIGC, Amílcar Cabral, usava a expressão “canhão de boca” para se referir à Rádio Libertação como arma mais poderosa do que qualquer arsenal de guerra para divulgar a luta pela independência. Canhão de Boca é um documentário sobre a construção da liberdade em Cabo Verde a partir da rádio.

O filme de Ângelo Lopes combina dois tempos: o presente e o passado históricos. O documentário conta com a participação de Amélia Araújo, a principal locutora e animadora da Rádio Libertação, emissora criada em 1967 e utilizada pelo PAIGC para difundir as suas ideias durante o conflito que opôs o Partido ao Exército Português na luta pela independência (1963/1974).

Além de Amélia Araújo, participam também do filme a economista e comentarista cabo-verdiana Rosário Luz e o diretor da Rádio Morabeza de Cabo Verde, Nuno Andrade Ferreira.

~ por Tommy Beresford em junho, 11 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: