Wonder Woman: As muitas facetas da Mulher Maravilha

Somente em 05.06.2017 sairão os primeiros números da Bilheteria Brasil do filme solo da Mulher Maravilha que estreou em 01.06.2017. Mas a heroína de Gal Gadot já é um sucesso de crítica e de público desde a pré-estreia e Gadot já é considerada a Mulher Maravilha definitiva do cinema…

Gal Gadot

Gal Gadot

E nem lembra o primeiro desenho da heroína (sua primeira aventura foi na revista “All Star Comics” de 08 de dezembro de 1941)…

Primeiro esboço, de 1941, desenhado pelo artista H.G. Peter, sob as orientações do escritor William Moulton Marston

Primeiro esboço, de 1941, desenhado pelo artista H.G. Peter, sob as orientações do escritor William Moulton Marston

Wonder Woman 1967

Wonder Woman 1967

No ano de 1967, foi gravado um episódio piloto de “Wonder Woman: Who’s afraid of Diana Prince?” (“Mulher Maravilha: Quem tem medo de Diana Prince?”). Foi a primeira tentativa de se produzir uma série de televisão em torno de uma Wonder Woman urbana.

O piloto em 1967 seguia uma linha mais cômica: a história apresentava Diana Prince (que inicialmente seria vivida por Ellie Wood Walker) como uma mulher desajeitada; ao se olhar o espelho, ou atravessar uma grande porta de madeira giratória, ela se transformava na heroína Mulher Maravilha (Linda Harrison, de “O Planeta dos Macacos”). Não agradou: o seriado não chegou a ser produzido e quase não há imagens do piloto.

Nos anos 70, antes mesmo da série “de carne e osso”, a Mulher Maravilha já aparecia como desenho. Em 1972, ela participou de um episódio de um desenho chamado “The Brady Kids”, onde a heroína e os jovens protagonistas vão parar na Grécia antiga. Mas foi em “Super Amigos”, que durou de 1973 a 1986, que se tornou mais conhecida:

Em Super Amigos

Em Super Amigos

As novas gerações talvez nunca tenham visto a Mulher Maravilha que se tornou um ícone, com Lynda Carter no papel título, de 1975 a 1979… Abaixo, a primeira e inesquecível abertura da primeira temporada:

Agora, a abertura da segunda temporada, já na modernidade e com o novo uniforme:

Lynda Carter

Lynda Carter

Quem não se lembra da música da série de TV?

Wonder Woman
(Norman Gimbel and Charles Fox)

Wonder Woman, Wonder Woman.
All the world’s waiting for you,
and the power you possess.

In your satin tights,
Fighting for your rights
And the old Red, White and Blue.

Wonder Woman, Wonder Woman.
Now the world is ready for you,
and the wonders you can do.

Make a hawk a dove,
Stop a war with love,
Make a liar tell the truth.

Wonder Woman,
Get us out from under, Wonder Woman.
All our hopes are pinned on you.
And the magic that you do.

Stop a bullet cold,
Make the Axis fall,
Change their minds, and change the world.

Wonder Woman, Wonder Woman.
You’re a wonder, Wonder Woman.

Houve outra versão em desenho em 2001 e 2002, dublada no Brasil por Priscila Amorim, e depois “Liga da Justiça Sem Limites”, de 2004 e 2005:

Liga da Justiça

Liga da Justiça

Em 2011, houve a tentativa de recriar a Mulher Maravilha na TV. Diana Prince seria uma combatente do crime que mora em Los Angeles e leva vida dupla como presidente das Indústrias Themyscyra. Mas nem o piloto foi aceito pela NBC (e a série não foi produzida), nem Adrianne Palick foi aprovada pelos fãs, ainda mais com esse figurino…

Adrianne Palick

Adrianne Palick

Lynda Carter na maturidade

Lynda Carter na maturidade

Na TV, a verdadeira, primeira e única, será mesmo Lynda Carter, que protagonizou a série de 1975 a 1979. O Wikipedia relembra o mote:

Em 1942, o piloto americano Steve Trevor (Lyle Waggoner), ferido após um combate vitorioso com uma aeronave nazista, cai na ilha. Ao resgatar Trevor, as amazonas descobrem que o mundo exterior está em guerra contra o Nazi-Fascismo, o qual ambiciona escravizar toda a humanidade. Hipólita, a rainha amazona, decide enviar a mais poderosa de suas guerreiras para auxiliar os Aliados a derrotar o III Reich (o qual assemelha-se a uma nova versão de seus opressores patriarcais ancestrais), escolhendo-a através de uma competição atlética em estilo olímpico. A eleita acaba sendo a bela Princesa Diana, que parte armada de poderosos presentes divinos. Chegando aos Estados Unidos, Diana deixa Trevor em um hospital e quase imediatamente começa sua luta contra espiões e sabotadores nazistas, que planejam bombardear Washington, DC. Então, as forças da tirania e do terror descobrem um poderoso inimigo, uma campeã da liberdade e da democracia: a Mulher-Maravilha!

Lynda Carter como Diana Prince

Lynda Carter como Diana Prince

Vale lembrar que, após o primeiro ano, a série mudou de exibidor, passando da rede ABC à CBS, que apresentou “As Novas Aventuras da Mulher-Maravilha” (“The New Adventures of Wonder Woman”) com uma abordagem mais contemporânea e passando-se a partir do ano de 1977 (daí a diferença dos uniformes mostrada nas fotos abaixo). Nessas segunda e terceira temporadas, Diana Prince era agente secreta da IADC, braço da CIA. Seu superior era Steve Trevor Jr., filho do original do primeiro ano da série, que assim como seu pai, era apaixonado tanto por Diana Prince como pela Mulher-Maravilha sem saber que ambas eram a mesma pessoa.

Lynda Carter (a capa não era frequente)

Lynda Carter (a capa não era frequente)

Mas houve uma tentativa (loura) antes de Lynda, em 1974, com Cathy Lee Crosby…

Cathy Lee Crosby

Cathy Lee Crosby

E houve até quem desejasse Megan Fox como a heroína… não, definitivamente não rolou e nem rolaria…

Não, Megan Fox NÃO FOI Mulher Maravilha

Não, Megan Fox NÃO FOI Mulher Maravilha

E aí, qual a sua favorita?

Arte de O Globo

Arte de O Globo

Leia também:
[Antes e Depois] Lynda, Lindsay, Joanna, Yvonne: Musas da TV que não conquistaram os cinemas
Os quadrinhos da Mulher-Maravilha ao longo das décadas

~ por Tommy Beresford em junho, 01 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: